Uma refeição equilibrada integra uma variedade de grupos alimentares, com diferentes benefícios nutricionais associados, assegurando a porção certa de proteínas, hidratos de carbono, gorduras saudáveis e vegetais. Um equilíbrio, que se for conhecido e respeitado, contribuirá para reforçar o seu sistema imunitário, mantê-lo saudável e, assim, reduzir a possibilidade de ficar doente.
Um fundo multi-ativos é constituído por múltiplas classes de ativos, geralmente com o objetivo de produzir retornos a um nível de risco relativamente mais baixo. Tipicamente, terá algumas ações, obrigações, liquidez, bem como alguns alternativos. Estes últimos, são investimentos como bens imóveis ou infra-estruturas, áreas que os investidores individuais muitas vezes não consideram ou nas quais não podem facilmente investir por conta própria.
Como um fundo multi-ativossuaviza o risco e o rendimento
Cada classe de ativos trará determinados atributos à sua carteira. As participações são, geralmente, consideradas uma oportunidade de crescimento, mas podem ser altamente voláteis.
Por sua vez, as obrigações e os ativos alternativos são considerados mais estáveis, mas geralmente com rendimentos mais baixos do que os das ações.
Tendo em conta uma abordagem multi-ativos, as obrigações e os ativos alternativos podem, assim, proporcionar um grau de proteção contra a volatilidade e a perda.
Como resultado, será possível experimentar um perfil de risco e retorno mais suaves, algo que pode ser atrativo para os investidores em tempos de volatilidade de mercado. Claro que este é apenas um exemplo ilustrativo e deve ser entendido como tal e, por isso, não constitui, de forma alguma, uma recomendação para seguir uma estratégia específica.
Os benefícios da diversificação: “Não colocar todos os ovos no mesmo cesto”
Tal como não pode contar com um grupo alimentar para fornecer todos os nutrientes que o seu corpo necesita, depender de uma única classe de ativos para satisfazer as suas necessidades de investimento, será seguramente uma estratégia arriscada devido à falta de diversificação.
É o mesmo que colocar todos os seus ovos no mesmo cesto, conforme reforçado anteriormente.
Um fundo multi-ativos é também tipicamente capaz de oferecer aos investidores o acesso a diferentes classes de ativos ou diferentes estilos de investimento em diferentes regiões, proporcionando, desta forma, mais benefícios de diversificação.
Alocação ativa de ativos – a opção “pronta a usar” adaptada para se adequar a objetivos específicos
Perante tanta escolha disponível, pode agora perceber como a decisão de saber quanto e onde investir o seu dinheiro assume uma maior complexidade. Na verdade, não tem de o fazer já que pode externalizar tal decisão para o gestor de fundo de investimento, cuja função é precisamente decidir como atribuir o investimento entre classes de acivos e regiões, com vista à identificação das melhores oportunidades e alcance dos objetivos.
É uma opção “formatada e pronta a usar” ” que pode escolher, contudo, de acordo com as suas necessidades individuais de investimento.
É importante notar que o gestor de fundo de investimento pode alterar a divisão entre classes de ativos para, assim, tirar partido de ambientes de mercado em mudança. Contudo, e se considerar que uma alocação diferente irá aumentar o potencial de retorno de uma carteira ou evitar riscos desnecessários, pode sempre ajustar a carteira conforme necessário.
Considerando que as diferentes classes de ativos têm desempenhos diferentes durante e ao encontro das diferentes condições de mercado, o objetivo é criar uma carteira que beneficie quando os mercados estão com uma boa performance, mas também que lhe proporcione alguma proteção quando os mercados estão mais em baixo.
A carteira terá, portanto, um aspeto muito diferente durante os períodos de optimismo do mercado e nos períodos de stress.
O gestor do fundo pode tentar captar retornos durante períodos de maior optimismo e optar por mudar e diversificar para reduzir o risco e minimizar as perdas em períodos de stress.
Escolher a opção certa para si
Embora os fundos multi-ativos sejam, geralmente, concebidos para obter rendimentos atrativos e ajustados ao risco, é importante relembrar que um risco mais baixo não significa ausência de risco associado.
O valor dos investimentos e o rendimento dos mesmos pode tanto descer, como subir. Como investidor, pode não recuperar os montantes originalmente investidos e, por isso, é importante não esquecer que os objetivos de garantia possam não ser alcançados.