Há alguns dias falámos de uma nova tendência no mundo do investimento: investidores DIY – “faça você mesmo” – aforradores que escolhem os seus próprios investimentos sem a ajuda de um consultor financeiro ou de outros profissionais. Em vez disso, confiam na informação disponível online, nas redes sociais e nos influenciadores. São atraídos por outras classes de activos menos tradicionais, e muitas vezes assumem mais riscos do que deveriam com base no seu perfil. Parecem também menos conscientes dos riscos de perda de capital, o que por vezes pode levar a perdas inesperadas ou inconscientes. E é frequentemente aqui que reside o problema. Os princípios básicos de risco e recompensa devem ser sempre tidos em conta (independentemente do que se invista).
Certamente conhece alguém que, nos últimos meses, decidiu tentar a sua sorte com criptomoedas. Que conselho pode dar-lhe para que não arrisque mais do que deveria, ou seja, para que não perca as poupanças que lhe custaram tanto a ganhar?
Dica #1 “No mundo actual, das redes sociais, ouvimos falar daqueles que estão a ganhar dinheiro e não das pessoas que não estão. A vida não é assim. Não será capaz de duplicar o seu dinheiro tão rapidamente como parece.
Dica #2 “Diversificar e olhar para algum investimento menos arriscado pode ser sensato. Sei que parece aborrecido, mas quando se trata do futuro, tudo se resume a alargar a alocação de bens e a reduzir o risco – em vez de arriscar tudo nas criptomoedas. Pode usar-se algum desse dinheiro para cobrir as apostas, mas ter todo o dinheiro desta forma é demasiado volátil.
Dica #3 “Não se trata apenas da forma como investe agora, mas também do risco que está disposto a assumir: “O benefício de obter conselhos é que salva as pessoas de si mesmas – todos vimos os impactos comportamentais nos quais os investidores vendem por baixo e compram por cima”.
Dica #4 “A pandemia ajudou as pessoas a compreenderem a sua atitude em relação ao risco. Como é que as pessoas se sentiram quando os seus investimentos caíram? Isto é o que pode acontecer se investir todo o dinheiro num só lugar. Ficar rico lentamente pode parecer aborrecido, mas é cada vez mais importante”.