São os grandes nomes de referência quando o tema são fortunas. Os mais ricos entre os mais ricos. Da sua fortuna e status não há dúvidas, mas onde será que investem as pessoas mais ricas do mundo? Quais os investimentos e setores que privilegiam? De onde provém a sua fortuna?
Todos os anos, a Forbes apresenta a lista das mais pessoas mais ricas do mundo. E 2024 não foi exceção. A revista norte-americana destaca que este ano as fortunas dos mais ricos – ou seja, dos que chegam à fasquia dos mil milhões de dólares de património – bateram recordes em termos de valores agregados (14,2 biliões de dólares, mais dois biliões desde 2023). Dois terços dos membros da lista estão mais ricos hoje do que há um ano.
Há também mais pessoas a chegar ao grupo seleto dos que estão acima dos mil milhões de dólares: 2781 no total, mais 141 do que em 2023. Estados Unidos, China e Índia são os países mais representados na lista da Forbes, respetivamente, em termos de multimilionários e valor da fortuna.
No topo da lista da Forbes, estão nomes bem reconhecidos à escala global, líderes reconhecidos nas suas áreas, cuja riqueza provém de setores como o retalho, a tecnologia e as finanças. Descubra quem ocupa o top 6 da lista Forbes de pessoas mais ricas do mundo em 2024 e quais são os investimentos no seu portfólio que mais se destacam.
As 6 pessoas mais ricas do mundo – e os seus investimentos
6. Warren Buffet
Um dos nomes mais importantes do setor financeiro, considerado como um dos mais bem-sucedidos investidores de todos os tempos, Warren Buffet é a sexta pessoa mais rica do planeta, segundo a lista da Forbes. A sua fortuna está avaliada em cerca de 133 mil milhões de dólares.
Buffet é presidente e principal acionista (15,1%) da empresa de gestão de investimentos Berkshire Hathaway, de onde provém a grande maioria da sua fortuna. A Berkshire Hathaway detém investimentos em mais de quatro dezenas de empresas, com algumas das participações mais importantes a recaírem na Apple, Bank of America, American Express, Coca-Cola, Chrevon e Occidental Petroleum, entre outras.
Buffet investiu na sua primeira ação aos 11 anos. Atualmente com 93 anos, é também um filantropo de referência. Já doou mais de 56 mil milhões de dólares e o seu compromisso é doar mais de 99% da sua fortuna.
5. Larry Ellison
O cofundador da empresa de software Oracle, na qual assume funções de chairman e CTO – Chief Technology Officer, ocupa o quinto lugar da lista da Forbes. Larry Ellison tem uma fortuna estimada de 141 mil milhões de dólares.
Além da posição da Oracle, detendo cerca de 40% da empresa, Larry Ellison possui cerca de 15 milhões de ações na Tesla (equivalente a uma posição de 1,4%). O empresário fez parte do Conselho de Administração da fabricante automóvel entre 2018 e 2022.
4. Mark Zuckerberg
Há 20 anos, criou o Facebook, que mudou para sempre a forma como o mundo se relaciona na Internet. Hoje, é o CEO da gigante Meta Platforms, grupo que detém o Facebook, Instagram e Whatsapp, assim como outros produtos e serviços tecnológicos. Com uma fortuna avaliada em 177 mil milhões de dólares, Mark Zuckerberg é o quarto da lista da Forbes de pessoas mais ricas do mundo.
O património do empresário está estreitamente relacionado com a Meta, da qual detém pouco mais de 13% das ações (cerca de 350 milhões de ações).
Além disso, Mark Zuckerberg investe e financia em nome próprio projetos relacionados com as áreas da saúde, alterações climáticas e educação. Mark Zuckerberg e a sua esposa Priscilla Chan comprometeram-se em doar 99% da sua participação na Meta para caridade, ao longo das suas vidas.
3. Jeff Bezos
Com uma fortuna avaliada em 194 mil milhões de dólares, o fundador da Amazon está em terceiro lugar na lista da Forbes. Jeff Bezos deixou de ser CEO da gigante do e-Commerce em 2021, mantendo a presidência da empresa.
Em fevereiro de 2024, Jeff Bezos vendeu cerca de seis mil milhões de dólares em ações da Amazon. Ainda assim, a sua participação na empresa que fundou ronda os 9%.
Além da Amazon, a estratégia de investimento do empresário leva-o a um portfólio diversificado por diversas empresas, como a Airbnb e a Uber.
2. Elon Musk
O famoso empreendedor, cofundador de seis empresas – incluindo a Tesla e a SpaceX –, ocupa o segundo lugar da lista da Forbes, com uma fortuna estimada de 195 mil milhões de euros.
Elon Musk detém cerca de 42% em ações da fabricante aeroespacial SpaceX. Quanto à Tesla,a posição de Musk equivale a cerca de 13% da marca automóvel, depois de ter vendido uma parte das ações para financiar a aquisição da rede social Twitter, agora chamada de X. O empresário detém cerca de 79% do X.
De forma geral, os investimentos de Elon Musk dividem-se entre posições nas suas empresas e em criptoativos.
De recordar que o empreendedor cofundou também a PayPal e era um importante acionista da mesma, detendo cerca de 11,7% da empresa, ações que vendeu após a aquisição por parte da eBay. A venda das ações da Paypal permitiram-lhe financiar investimentos na Testa e SpaceX, entre outros.
1. Bernard Arnault (e família)
O peso-pesado da indústria do luxo está avaliado como a pessoa mais rica do mundo, segundo a lista Forbes de 2024. Bernard Arnault é o CEO do império LVMH, holding que detém 75 marcas de moda e cosméticos, incluindo a Louis Vuitton, a Sephora e a Tiffany. A sua fortuna (e da família) ascende aos 233 mil milhões de dólares.
Em termos acionistas, a família de Bernard Arnault detém cerca de 48% da LVMH. O principal veículo de investimento da família Arnault é feito através da holding Agache (incluindo a subsidiária Financière Agache), que controla a posição acionista na LVMH e Christian Dior, além de um portfólio diversificado de investimentos financeiros (incluindo ações em empresas como a Netflix e a ByteDance, empresa chinesa detentora do TikTok).