E se, de cada vez que for ao supermercado ou a um restaurante, estiver também a investir no seu futuro? Parece-lhe estranho? Não se o tema for cashback e o puder usar para investimentos… até de forma automática. Explicamos-lhe tudo, neste artigo.
O termo “cashback” é usado para identificar programas que lhe permitem receber uma percentagem do valor que gastou em compras. É uma funcionalidade muito associada aos cartões bancários e que surge como um incentivo ao consumo.
No entanto, é possível ver o cashback também como incentivo ao investimento. Imagine que, quando recebe cashback, o passa a aplicar em investimentos, em vez de gastá-lo em consumos imediatos ou deixar o dinheiro parado. O resultado? Estará a reforçar a sua carteira, criando um ciclo financeiro mais inteligente e sustentável.
Esta é uma alternativa para aproveitar algum ganho “extra” para reforçar investimentos. À medida que acumula cashback e o investe com consistência, poderá melhorar, aos poucos, a sua vida financeira.
Como investir a partir de cashback, na prática
Para aplicar o seu cashback em investimentos, tem dois caminhos:
- De forma manual, canalizando o valor que recebe para a compra de ativos e o reforço da sua carteira. No entanto, tenha em atenção que muitos programas de cashback têm condições específicas para o uso do valor acumulado (e a aplicação em investimentos pode não estar abrangida).
- De forma automática, com soluções inovadoras que aplicam o cashback de compras feitas diretamente em reforços de investimentos.
Automatizar o cashback para investir: a experiência Trade Republic
A Trade Republic é um exemplo de plataforma que lhe permite usar cashback para investir, de forma automática. Através da funcionalidade saveback, os utilizadores recebem 1% das compras feitas em cartão de débito Trade Republic, valor que é aplicado automaticamente num plano de investimento regular previamente definido (em ações ou ETF, por exemplo).
Desta forma, é possível direcionar cashback em investimentos, sem esforço e com regularidade.
Para ativar o saveback, é necessário ter conta na Trade Republic, um cartão de débito e um plano de poupança mensal já definido (que, na prática, lhe permite criar um investimento recorrente num determinado ativo – ETF, ações ou criptomoedas – com um valor pré-definido por si).
Com esta funcionalidade ativada, começará logo a acumular cashback por cada pagamento feito com o cartão Trade Republic (virtual ou físico). O valor acumulado ao longo de um mês (até um máximo de 15 euros/mês) é aplicado no seu plano de investimento do mês seguinte, somando-se ao valor recorrente previamente definido. Poderá acompanhar todos os movimentos e investimentos na sua app Trade Republic.
Qualquer que seja a solução que escolhe, o hábito de usar o cashback para investir permite-lhe aumentar a verba disponível para investimentos e, com isso, acelerar a construção de património. De forma simples, os seus gastos passam a trabalhar a seu favor e do seu futuro financeiro.
Este artigo foi desenvolvido no âmbito de uma parceria entre o MoneyLab e a Trade Republic, a propósito do MoneyLab Summit.
Disclaimer
As informações disponibilizadas nesta página têm caráter meramente informativo e educacional, não constituindo qualquer tipo de recomendação de investimento.
Investir envolve risco. O valor dos investimentos pode aumentar ou diminuir, podendo resultar na devolução de um montante inferior ao capital inicialmente investido. A performance passada de qualquer instrumento financeiro não garante resultados futuros.
É fundamental realizar a sua própria pesquisa antes de investir em qualquer produto financeiro ou utilizar qualquer serviço mencionado.
Para mais informações sobre os termos, condições e comissões associadas aos investimentos através da Trade Republic, consulte esta página.
