A nova norma de emissões entra em vigor no dia 1 de Setembro, trazendo um agravamento dos preços dos automóveis. Os concessionários tentam atenuar a subida através de promoções e gestão do stock.
Os automóveis novos irão sofrer um aumento do preço, graças à implementação de um novo método de medição de emissões poluentes, WLTP (worldwide harmonized light vehicles test procedure), que entra em vigor já em Setembro e que terá impacto direto no ISV (Imposto Sobre Veículos).
Leia também o artigo: Preço dos carros novos poderá aumentar já em Setembro
De acordo com as declarações de Helder Pedro, secretário-geral da ACAP (Associação Automóvel de Portugal) ao Dinheiro Vivo “a partir de Julho, e, sobretudo, em Agosto, os consumidores deverão antecipar-se a um eventual agravamento dos preços”. Por essa razão e por forma a atenuar os aumentos previstos, as marcas têm levado a cabo várias promoções como a redução do preço dos automóveis, a valorização adicional de retoma do carro antigo ou mais garantias de manutenção incluídas.
Por sua vez, outra das estratégias diz respeito à gestão de stocks. Alguns concessionários ainda mantêm automóveis com a norma antiga, NEDC, em stock, para que a subida de preços não se faça de forma abrupta logo a 1 de Setembro.
—
⇒ Acompanhe todas as novidades do MoneyLab no Facebook, Instagram, Linkedin e Youtube (subscreva o canal e não se esqueça de ativar as notificações). Pode também subscrever a nossa newsletter através do site do MoneyLab.