Se quer abrir uma conta no banco já não será necessário deslocar-se ao balcão. Pode recorrer, por exemplo, à vídeoconferência para a abertura de contas de depósito bancário. A aprovação foi anunciada pelo Banco de Portugal e reflete o caminho de digitalização que a banca está a fazer.
De acordo com o Banco de Portugal, todas as instituições com sede ou sucursal em Portugal vão poder proceder à abertura de contas exclusivamente através de canais digitais.
Para que isso seja possível será feita a alteração a uma aviso do Banco de Portugal nº5/2013 sobre os deveres preventivos do banqueamento de capitais e do financiamento do terrorismo que será publicado em Diário da República, e entrará em vigor no dia seguinte. De acordo com o Banco de Portugal, a expectativa é que a publicação em Diário da República acontece no início de julho.
No entanto, para abrir conta, por este meio digital, terão de ser cumpridos um conjunto de requisitos, até por questões de segurança:
Requisitos prévios:
– Realização de análises de risco
– Realização de testes de efetividade e segurança
– Obtenção de parecer prévio do responsável da instituição pela função de compliance
Requisitos associados aos clientes:
– Aplicável a pessoas singulares titulares de documento público de identificação
– Solicitação ao cliente do respetivo número de telemóvel
– Verificação da identificação do cliente em medidas restrititvas
– Requisitos aplicáveis ao primeiro depósito/operação realizada pelo cliente
Esta é mais uma forma que os clientes terão disponíveis para abertura de conta, de forma simples, rápida e cómoda. Ainda assim, convém que todos os consumidores se mantenham atentos a situações de fraude e verifiquem se os canais são seguros, se o banco é o de sempre e se são cumpridos os requisitos de segurança.