Banco de Portugal divulgou uma nota sobre a tecnologia “contactless”, onde reforça que este sistema de pagamento é mais cómodo e seguro para o consumidor.
Os cartões contactless são cartões de pagamento com uma tecnologia de leitura por aproximação, ou seja, basta aproximar o cartão de um TPA que utilize esta tecnologia para efetuar um pagamento de forma rápida sem a necessidade de introduzir o PIN. Atualmente, esta opção já está disponível em cartões de débito, crédito, cartões pré-pagos e também em telemóveis, relógios e pulseiras.
Como funciona
Para proceder ao pagamento utilizando esta tecnologia, o comerciante deve introduzir primeiro o valor da transação no TPA. Após este passo, o cliente precisa de confirmar o valor, aproximando depois o cartão ao terminal com tecnologia contactless “tipicamente a uma distância inferior a 4 centímetros” para que a operação seja efetuada. Durante a operação em curso o TPA não efetua novas transações.
As vantagens “contactless”
De acordo com a nota divulgada pelo Banco de Portugal, com este tipo de tecnologia o consumidor “poderá fazer compras de baixo valor de forma mais rápida e cómoda”. A entidade salienta também que se possuir um cartão com esta tecnologia, mas o TPA não a suportar, o consumidor poderá proceder ao pagamento com o mesmo cartão pelo método tradicional, ou seja, inserindo-o no terminal e colocando o PIN.
Um cartão com tecnologia contactless é ativado na primeira utilização, seja numa caixa automática ou na realização de um pagamento num TPA onde insira o PIN que está associado ao cartão. Se, pelo contrário, o consumidor desejar desativar esta funcionalidade, basta contactar o emitente do seu cartão.
Maior segurança para o consumidor
O Banco de Portugal reforça que esta tecnologia “oferece maior segurança ao titular do cartão e maior proteção contra tentativas de fraude, uma vez que lhe facilita fazer pagamentos sem que o cartão saia da sua mão e sem que tenha de inserir o seu código pessoal em público”. Por sua vez, também existem limites aos pagamentos que se podem fazer sem a necessidade de inserir o PIN, geralmente 60€, não podendo o pagamento exceder o valor máximo permitido (normalmente 20€, variando de acordo com a entidade que emite o cartão). Quando o valor máximo é atingido, o consumidor tem de fazer uma transação com PIN e só então poderá voltar a usar a tecnologia contactless. Como medida de segurança adicional, ocasionalmente, pode também ser solicitado o PIN durante uma operação sem contacto, mesmo que os anteriores limites não tenham sido atingidos.
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