É já a partir de Julho que as famílias numerosas passam a descontar menos por mês, segundo as novas tabelas aprovadas por um despacho publicado esta quarta-feira, 26 de Abril, em Diário da República. A retenção na fonte vai baixar um ponto percentual para agregados com três ou mais filhos (residentes no Continente).
“Aos titulares de rendimentos de trabalho dependente com três ou mais dependentes que se enquadrem nas tabelas aprovadas pelas alíneas a) e b) do n.º 1 do Despacho n.º 14043-B/2022, de 5 de dezembro, é aplicada uma redução de um ponto percentual à taxa marginal máxima correspondente ao escalão em que se integra, mantendo-se inalterada a parcela a abater e a parcela adicional a abater por dependente“, pode ler-se no documento.
As mudanças têm como objetivo que “a retenção na fonte opere por meio de uma lógica de taxa marginal, em harmonia com os escalões de IRS relevantes para a liquidação anual do imposto, ao evitar situações de regressividade, em que a aumentos da remuneração mensal bruta resulte uma diminuição da remuneração mensal líquida auferida”.