Já é possível usar a Chave Móvel Digital para consultar a conta da luz, telefone e até o seu extrato bancário. Em breve, este serviço poderá ser alargado a mais entidades.
As entidades privadas EDP, MEO e Millennium BCP/ActivoBank são as primeiras a incluir o serviço de autenticação Chave Móvel Digital nos seus portais. Esta funcionalidade que permite ao cidadão aceder facilmente, através de um código, a mais de 50 serviços públicos, tem cada vez mais utilizadores e, por isso, poderá ser alargada já nos próximos meses.
De acordo com as declarações de Graça Fonseca, secretária de Estado da Modernização Administrativa, ao Dinheiro Vivo “A partir de hoje estamos a fazer a evolução para serviços públicos essenciais e vamos trabalhar com empresas como a EDP, o MEO e o Millennium BCP/ActivoBank, que passam a permitir, nos seus portais, a possibilidade de os clientes se autenticarem com a chave móvel digital e acederem, por exemplo, ao serviço de homebanking”.
A chave móvel digital é um serviço que permite fazer uma autenticação totalmente digital que tem como base o número de identificação civil que consta no cartão de cidadão. Para ter acesso a este serviço, o cidadão necessita de se registar, recebendo depois um PIN de quatro dígitos que será o código usado para aceder aos serviços públicos online. Para uma maior segurança, durante a autenticação numa página do serviço público, é enviado um código temporário para o telemóvel ou para o email. Ao usar este serviço, deixa de ser necessário ter um leitor de cartões. A chave móvel digital pode ser requisitada através da internet ou junto dos balcões de atendimento Espaço Cidadão ou Espaço Empresa.
Mais de 93 mil pessoas já aderiram ao serviço, uma das razões que leva o Governo a procurar alargar o número de entidades que aceitem este serviço de autenticação, sobretudo bancos. Segundo Graça Fonseca “estamos a trabalhar para que seja possível abrir uma conta no banco com a chave móvel digital”.
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