Uma história que explica por que razão quando investimos compensa olhar para além do lucro
A forma como direcionamos o capital não molda apenas os retornos financeiros que podemos alcançar, mas também o tipo de impacto que temos no mundo. O lucro é apenas o início. Quando investimos, devemos esperar mais do que um retorno financeiro.
As empresas sustentáveis podem ter um impacto positivo na sociedade e no ambiente. Mais ainda, os respetivos modelos de negócio são mais resilientes e estão mais bem posicionados para um crescimento sustentável a longo prazo. Assim, o investimento sustentável faz sentido tanto em termos de investimento como em termos sociais.
Veja porque compensa olhar mais além do lucro através deste curto vídeo.
A história da empresa de telecomunicações que foi pioneira num sistema de pagamentos que tirou milhares de pessoas da pobreza.
Os telemóveis demonstraram ser ainda mais essenciais em regiões de África onde é mais fácil erguer postes do que instalar cabos. Porém, cada vez mais as vantagens das telecomunicações são mais do que a mera ligação entre pessoas através de chamadas e mensagens de texto.
COMO PODE INVESTIR DE FORMA SUSTENTÁVEL?
O investimento sustentável não olha apenas para os lucros de uma empresa, mas também para a forma como ela os gera. Tal envolve uma mudança fundamental na forma como as empresas são vistas e avaliadas. Compreender o impacto que têm na sociedade e no planeta é crucial para determinar os seus verdadeiros custos. Isto deve-se ao facto de as atividades negativas serem riscos que podem traduzir-se em custos financeiros para uma empresa. Identificar esses riscos significa que podemos calcular os lucros ajustados ao impacto.
A sustentabilidade leva o investimento para além da relação tradicional entre risco e retorno. Tem de ser incorporada uma terceira dimensão no processo de investimento: o risco de impacto. Só considerando estes três pilares em conjunto é que poderemos descobrir o verdadeiro potencial de investimento de um ativo e ajudá-lo a atingir os melhores resultados.