As empresas sustentáveis podem ter um impacto positivo na sociedade e no ambiente. Mais ainda, os respetivos modelos de negócio são mais resilientes e estão mais bem posicionados para um crescimento sustentável a longo prazo. Assim, o investimento sustentável faz sentido tanto em termos de investimento como em termos sociais.
Para demonstrar isto, na Schroders criámos uma série de histórias de empresas e mostramos a importância de olhar para além do quanto são rentáveis a curto prazo. Há uns dias falávamos da Safaricom, a empresa de telecomunicações que foi pioneira num sistema de pagamentos que tirou milhares de pessoas da pobreza, e hoje queremos analisar a Bunzl, a maior empresa de que nunca ouviu falar e que está a ajudá-lo a utilizar menos plástico.
A gama de produtos da multinacional cotada na Bolsa de Londres inclui artigos descartáveis como copos, embalagens para alimentos e sacos e, como tal, está intimamente associada a um dos maiores problemas do mundo: a proliferação do plástico nas nossas paisagens, oceanos e cadeias alimentares. A empresa situa-se no meio da cadeia de abastecimento, entre o fabricante e as empresas que utilizam os seus produtos, estando, pois, numa boa posição para influenciar os dois lados a implementarem mudanças sustentáveis.
Veja o vídeo de 3 minutos para saber como estar próximo do problema também os coloca no centro da solução.