MoneyLab
  • MoneyLab
    • Missão e Objetivos
    • Quem somos
  • Serviços
    • Formações
    • Eventos
    • Conteúdos
  • Ferramentas
    • Livros
    • Simulador de crédito à habitação
    • Simulador poupança mensal-objetivo
  • Artigos
    • Gestão do Dinheiro
    • Poupar
    • Investir
    • Impostos
    • Crédito
    • Seguros
    • Educação
    • Trabalho
    • Lazer
  • Media
    • Media

      TVI (Economia 24)

      11/05/2018

      Media

      RTP (A Praça)

      07/12/2017

      Media

      RTP1 (Agora Nós)

      26/01/2017

      Media

      Jornal Económico

      04/01/2017

      Media

      Canal Q (Inferno)

      22/11/2016

      Media

      SIC Mulher (Faz Sentido)

      22/11/2016

      Media

      TVI24 (Discurso Direto)

      08/11/2016

      Media

      Expresso

      06/11/2016

      Media

      RFM (Café da Manhã)

      03/11/2016

      Media

      SIC (Grande Tarde)

      31/10/2016

  • Academia Financeira
  • Área Reservada
  • Contactos
Destaques
A Trade Republic é segura?
À Conversa com Christine Lagarde, Presidente do Banco...
MoneyLab organiza Masterclass gratuita “Investir Agora”
Guia sobre as novas obrigações para retalho (OTRV) 
Especial Consultório Financeiro: conselhos e confissões
Como uso o meu Fundo de Oportunidades
Dupla Tributação nos Investimentos? Saiba como evitá-la com...
Taxas do BCE: O que são e qual...
BCE volta a cortar juros da Zona Euro
À conversa com Antón Díez Tubet, Country Manager...

MoneyLab

  • MoneyLab
    • Missão e Objetivos
    • Quem somos
  • Serviços
    • Formações
    • Eventos
    • Conteúdos
  • Ferramentas
    • Livros
    • Simulador de crédito à habitação
    • Simulador poupança mensal-objetivo
  • Artigos
    • Gestão do Dinheiro
    • Poupar
    • Investir
    • Impostos
    • Crédito
    • Seguros
    • Educação
    • Trabalho
    • Lazer
  • Media
    • Media

      TVI (Economia 24)

      11/05/2018

      Media

      RTP (A Praça)

      07/12/2017

      Media

      RTP1 (Agora Nós)

      26/01/2017

      Media

      Jornal Económico

      04/01/2017

      Media

      Canal Q (Inferno)

      22/11/2016

      Media

      SIC Mulher (Faz Sentido)

      22/11/2016

      Media

      TVI24 (Discurso Direto)

      08/11/2016

      Media

      Expresso

      06/11/2016

      Media

      RFM (Café da Manhã)

      03/11/2016

      Media

      SIC (Grande Tarde)

      31/10/2016

  • Academia Financeira
  • Área Reservada
  • Contactos
Gestão do DinheiroMoneyLab

Banco de Portugal lança livro de reclamações electrónico

written by MoneyLab 01/07/2019

A partir de 1 de julho de 2019, passou a ser possível apresentar reclamações ao Banco de Portugal através do livro de reclamações electrónico sobre qualquer banco ou instituição financeira.

Enquanto entidade reguladora do setor bancário, o Banco de Portugal é responsável pela análise e tratamento e reclamações relacionadas com a comercialização de serviços ou produtos bancários e, sempre que justificável, pela aplicação de sanções às entidades bancárias envolvidas.
Assim, tal como descrito no seu próprio site, poderá apresentar reclamações ao Banco de Portugal relativamente à actuação de:

  • Instituições de crédito, sociedades financeiras, instituições de pagamento e instituições de moeda eletrónica, no âmbito da comercialização de produtos e serviços bancários de retalho;
  • Intermediários de crédito relativamente à prestação de serviços no âmbito da concessão de crédito à habitação ou de crédito aos consumidores.

A possibilidade de apresentar queixas ou reclamações do seu banco ou intermediário financeiro através do livro de reclamações electrónico surge após adesão do Banco de Portugal a este formato digital, já utilizado por outros setores. Assim, qualquer cliente descontente com a comercialização de algum produto ou serviço bancário poderá apresentar uma reclamação através de um dos três formatos seguintes: 

  • Livro de Reclamações físico no balcão de cada dependência bancária; 
  • Livro de Reclamações electrónico; 
  • Directamente ao Banco de Portugal através de carta, e-mail ou portal do cliente bancário. 

Independentemente do meio utilizado pelo reclamante, todas as reclamações serão analisadas e o mesmo é informado posteriormente sobre o resultado da análise. O estado das reclamações poderá também ser consultado a qualquer momento caso opte por usar o Livro de Reclamações electrónico ou o portal do cliente bancário, sendo que este último permite acrescentar informação a uma reclamação previamente submetida.


O reforço da possibilidade de apresentação de queixas através da Internet com a adesão ao Livro de Reclamações electrónico poderá facilitar o envio de reclamações de clientes que anteriormente se impediam de o fazer devido a vergonha, desconforto ou falta e disponibilidade para o fazer numa dependência bancária, ou devido ao desconhecimento do processo a utilizar na comunicação direta ao Banco de Portugal.

 
Como utilizar o Livro de Reclamações eletrónico?
1. Aceder ao site https://www.livroreclamacoes.pt/inicio/

2. Clicar em “Fazer reclamação”

3. Introduzir o seu e-mail para validação

4. Validar o seu e-mail através do e-mail que é enviado para a sua caixa e correio electrónica

5. Será redireccionado para o site do Livro de Reclamações electrónico onde, poderá finalizar a sua reclamação em mais 4 passos:
5.1. Introduzir os seus dados identificativos

5.2. Identificar a empresa sobre a qual está a apresentar reclamação (pode fazer pesquisa inteligente por campos como o nome do operador, morada, telefone, NIF)

5.3. Descrever a situação que origina a reclamação (se necessário poderá anexar até 3 documentos)

5.4. Validar os dados introduzidos. 


O Livro de Reclamações é uma ferramenta bastante útil no que respeita aos direitos dos consumidores. A sua versão digital poderá apoiá-lo na efectivação de reclamações, mas também no envio de elogios ao operador com quem contacta ou no esclarecimento de dúvidas junto da entidade reguladora. 



Banco de Portugal lança livro de reclamações electrónico was last modified: Junho 14th, 2024 by MoneyLab

Related

0
Facebook Twitter Google + Pinterest
previous post
Dois erros a evitar para ser bem sucedido no mercado de ações
next post
MoneyBar: O novo podcast sobre Finanças Pessoais

You may also like

Aumentos do abono de família e outros...

14/03/2025

Milionário Ricardo Bellino partilha segredo do sucesso

12/02/2020

Em que é que o Estado gasta...

19/04/2024

Está a pensar comprar casa? Tenha atenção...

13/02/2023

Cartões contactless: uma forma mais segura de...

11/07/2018

Já ouviu falar de ansiedade financeira? Saiba...

20/05/2024

Como gerar um Cartão MB Net para...

01/09/2023

O que dizem as pessoas que já...

11/08/2017

Moção de confiança chumbada. E agora?

11/03/2025

Como posso conseguir um spread mais baixo?

04/10/2022

Newsletter

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba toda a informação atualizada sobre os nossos conteúdos e eventos de  finanças pessoais .

Opinião

  • A Irracionalidade dos Mercados

    Bárbara Barroso
    26/06/2025

Redes sociais

MoneyLab
Facebook Instagram Linkedin Youtube

Áreas

  • Formação
  • Conteúdos
  • Eventos
  • Artigos

Finanças Pessoais

  • Simulador de crédito à habitação
  • Simulador poupança mensal-objetivo
  • Livros
  • Media

Fale connosco

  • Política de Privacidade
  • Termos e Condições
  • Livro de Reclamações
  • Contactos e Informações
  • Facebook
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
 

Loading Comments...