Qualquer pessoa com um empréstimo ou com um cartão de crédito, tem uma ficha no Banco de Portugal. Fique a saber como funciona a temível ‘lista negra’ deste banco.
A ‘lista negra’ do Banco de Portugal é o nome atribuído, pela população em geral, à Central de Responsabilidades do Banco de Crédito de Portugal (CRC). Frequentemente associada a algo negativo, são poucas as pessoas que sabem realmente como funciona esta ‘lista negra’, que, no fundo, é uma base de dados onde consta toda a informação não só negativa, mas também positiva de pessoas e empresas que têm empréstimos acima dos 50 euros, independentemente de terem falhado com alguma prestação. Além de todos os créditos contraídos, também estão disponíveis os dados dos créditos futuros. Por exemplo, se tiver um cartão de crédito, irá aparecer o plafond permitido, mesmo que este não esteja utilizado.
Para que serve esta base de dados e como posso ter acesso a esta informação?
Esta base dados permite aos bancos e às instituições financeiras avaliarem os riscos de endividamento dos seus clientes. Para que um pedido de crédito seja aceite, o primeiro passo é autorizar o acesso dos bancos e das instituições financeiras à sua ficha, onde estão todas as informações relativas a empréstimos contraídos e ao estado das prestações. Através desta consulta, o banco ou as instituições financeiras vão avaliar se o cliente tem alguma prestação em dívida, ou seja, se está em incumprimento e, também se tem capacidade para contrair mais um empréstimo.
Todos nós temos acesso ao nosso mapa de responsabilidade de crédito, onde podemos consultar o nosso tipo de responsabilidade, ou seja, se somos avalistas ou fiadores, o nosso tipo de crédito, a totalidade, o prazo e o estado de cumprimento ou de incumprimento. Pode consultar o seu mapa aqui, depois de escolher o período temporal a ser consultado e de aceitar os termos e condições da página.
Como sair de uma situação de incumprimento
Agora que já sabe o que é a ‘lista negra’ do Banco de Portugal e onde pode encontrar toda a informação sobre os seus créditos, fique a saber, também, como retirar o seu nome da lista de incumpridores através de 3 formas:
A informação transmitida à CRC tem periodicidade mensal, sendo as entidades obrigadas a comunicar ao Banco de Portugal os saldos ao fim de cada mês das operações de crédito realizadas com os seus clientes, refletindo assim a situação das responsabilidades dos seus clientes nessa data. Por exemplo, se tiver efetuado o pagamento da dívida em setembro, esse montante já não deverá constar da centralização referente a esse mês, que é divulgada às entidades participantes na CRC em meados de outubro. Por esta razão, a regularização da dívida é a opção mais rápida de sair da lista de incumpridores do Banco de Portugal.
Os termos de pagamento podem ser renegociados, com a possibilidade de o cliente propor novas garantias de pagamento, como colocar mais um fiador ou alterar o prazo de pagamento, por exemplo. Com os novos termos de pagamento, a situação será categorizada como crédito renegociado, na comunicação da entidade de crédito ao Banco de Portugal.
O último recurso disponível para limpar o seu nome da lista de devedores passa por fazer um pedido de insolvência pessoal, mas além de ser bastante demorada, esta alternativa é bastante complexa e tem muitas desvantagens. Em muitas situações, a condição deste pedido passa pela retenção de parte do rendimento do incumpridor para pagar a dívida em questão.
—
⇒ Acompanhe todas as novidades do MoneyLab no Facebook, Instagram, Linkedin e Youtube (subscreva o canal e não se esqueça de ativar as notificações). Pode também subscrever a nossa newsletter através do site do MoneyLab.