Tem dúvidas sobre como fazer um orçamento familiar passo a passo? Saiba que etapas são necessárias para começar a controlar as suas finanças pessoais.
Rastrear os fluxos de entrada e saída de dinheiro e fazer um orçamento familiar, com objetivos para cada categoria de despesas, é um passo fundamental para assumir o controlo das suas finanças pessoais e começar uma nova jornada financeira para si e para a sua família.
Em que áreas gasta mais? Quanto consegue alocar, por mês, para poupanças? Conseguiria limitar as suas despesas? Se sim, em que áreas? Sem um orçamento familiar, é difícil monitorizar a sua situação financeira atual, perceber que oportunidades de melhoria podem existir (por exemplo: quais as despesas que podem facilmente ser cortadas sem prejudicar o estilo de vida da sua família?) e orientar as suas finanças para um futuro melhor.
Segundo o Relatório do 4.º Inquérito à Literacia Financeira da população portuguesa, apresentado em abril de 2024 a partir de dados recolhidos em 2023, 32,3% dos portugueses já fazem um plano para gerir o seu rendimento e as suas despesas.
Leia também: 8 erros que pode estar a fazer na gestão do orçamento familiar
Para quem ainda não avançou para este patamar, as dúvidas podem ser bastantes. Afinal, qual o passo a passo para fazer um orçamento familiar? O que deve ser feito primeiro?
De forma a ajudá-lo, partilhamos consigo uma lista de passos a seguir para criar o seu orçamento familiar. Siga as indicações que encontra na imagem abaixo e comece desde já a organizar as suas finanças pessoais.