A apresentação do orçamento municipal para 2023 decorreu esta terça-feira, dia 15 de Novembro, e há novidades para os jovens, no que diz respeito à habitação.
Durante o próximo ano, a Câmara de Lisboa vai dar isenção de IMT (Imposto Municipal sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis) a todas as pessoas até aos 35 anos, que comprem casa até 250 mil euros, na cidade.
Com esta medida, a poupança dos novos proprietários pode ir até aos 8.322 € — valor que pagariam de imposto por uma casa de 250 mil euros.
“Trabalhámos com as entidades financeiras e percebemos que cerca de 35% das operações imobiliárias em Lisboa são protagonizadas por menores de 35 anos e tivemos por parte da Autoridade Tributária a confirmação de que, entre essas aquisições, cerca de 45% têm um valor igual ou inferior a 250 mil euros”, adiantou o vice-presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Filipe Anacoreta Correia, durante a apresentação.
O IMT é um dos impostos a pagar no momento da aquisição de casa e varia consoante diversos fatores: o montante de aquisição do imóvel, ou o seu valor patrimonial tributário, e a taxa a aplicar a esse valor, a localização e a finalidade, podendo existir casos em que há isenção do pagamento deste imposto.