Pequenas mudanças na rotina diária fazem diferença não só na nossa pegada ambiental como também nas contas ao fim do mês. Por essa razão, reunimos 10 dicas simples que pode implementar já, para um consumo mais consciente e responsável, a favor do meio ambiente e também da sua carteira.
Evite o desperdício alimentar
Faça um plano das refeições que irá fazer durante a semana e compre apenas o que necessitar. Segundo os últimos estudos, o desperdício alimentar é a terceira maior fonte de emissões de dióxido de carbono, estimando-se que cerca de 1/3 da produção mundial de alimentos acaba no lixo. É assim essencial evitar o desperdício, através de uma mudança de hábitos e uma melhor organização. Seja um consumidor mais responsável e lembre-se que sempre que deita comida fora, é dinheiro que está a perder.
Use sacos reutilizáveis
Opte pela utilização de sacos reutilizáveis em vez dos sacos de plástico comum. Não só são mais resistentes e duráveis como também mais económicos.
Dê preferência a lâmpadas LED
Trocar as lâmpadas comuns por lâmpadas LED permite uma poupança de energia até 80%. E não se esqueça de apagar as luzes das divisões da casa que não está a utilizar para uma maior eficiência.
Compre a granel
Já existem várias lojas especializadas em venda a granel de produtos de mercearia e a poupança é evidente. Além disso, também permitem reduzir o consumo de plástico, tão prejudicial para os nossos oceanos.
Diminua a temperatura das lavagens sempre que possível
Ao reduzir a temperatura das lavagens, seja em roupa ou na loiça, consegue uma poupança energética de cerca de 30%. A maioria dos detergentes já estão preparados para serem usados a baixas temperaturas, obtendo bons resultados. Da mesma forma, evite fazer lavagens quando a máquina não estiver cheia pois irá gastar mais água, energia e detergente.
Poupe água limpa
Todos os dias se desperdiçam milhares de litros de água limpa enquanto esperamos que a água para o banho aqueça. Evite esse desperdício e reaproveite-a para outras utilizações. Tenha também o cuidado de fechar a torneira enquanto escova os dentes.
Desligue os aparelhos eletrónicos
A maioria dos aparelhos eletrónicos ficam apenas em standby quando os desligamos. Apesar do consumo ser muito reduzido, ao final de um ano inteiro, o valor já causa impacto na sua fatura de energia. Deste modo, procure desligar os aparelhos na totalidade e, caso a sua televisão não tenha essa opção, pode sempre ligá-la a uma barra de tomadas com botão e desligar tudo antes de se deitar.
Prefira faturas digitais e imprima apenas as que necessita
Muitas faturas que recebemos acabam no lixo depois de pagas. Em termos ambientais, é um consumo ineficiente de papel que leva a um maior abate de árvores, o que pode ser evitado com uma ligeira mudança que não nos custa nada. Opte por receber as suas faturas em formato digital e imprima apenas as que precisa de guardar. Estando nesse formato, também lhe permite arquivá-las no seu computador em pastas por meses o que lhe irá facilitar muito a tarefa quando tiver de procurar alguma.
Utilize garrafas de água que sejam reutilizáveis
Um dos grandes objetivos ambientais da Comissão Europeia é acabar com o consumo de plástico descartável. Esta é uma mudança simples que podemos começar já a implementar em casa, através do uso de garrafas de água reutilizáveis, que além de serem mais económicas a longo prazo, a sua durabilidade também é maior.
Utilize transportes públicos e partilhe boleias sempre que for possível
Ao optar por transportes públicos, está a contribuir para uma redução de gases poluentes. Pode também juntar-se a colegas de trabalho e partilhar o mesmo transporte para o emprego, dividindo os custos da viagem. Outra alternativa bastante económica é andar de bicicleta ou a pé. Além de ser benéfico para si, poupa o meio ambiente e a sua carteira.
Acompanhe todas as novidades do MoneyLab no Facebook, Instagram, Linkedin e Youtube (subscreva o canal e não se esqueça de ativar as notificações). Pode também subscrever a nossa newsletter através do site do MoneyLab.