Começa a 14 de junho e, durante um mês, concentra todas as atenções futebolísticas na Europa. O Campeonato Europeu de Futebol – Euro 2024 acolhe 24 seleções nacionais para 51 jogos, na Alemanha. Mas quanto dinheiro está envolvido na competição? Que valor arrecada a equipa vencedora do campeonato em prémios de jogo? De onde proveem as receitas da competição? Quem são os jogadores mais valiosos em campo? Saiba tudo neste artigo.
Para analisar as contas do Euro 2024, comecemos pelos prémios de jogo. Ao todo, está previsto um total de 331 milhões de euros em prémios a distribuir pelas várias seleções, de acordo com o desempenho.
Só pela participação no campeonato, cada seleção recebe, à partida, 9,25 milhões de euros. Depois, tudo depende dos jogos. No máximo, uma seleção pode garantir 28,25 milhões de euros – desde que vença todos os jogos da fase de grupos e depois acabe por se sagrar campeã da Europa.
A dinâmica dos prémios de jogo foi divulgada pela UEFA – União das Associações Europeias de Futebol, em dezembro de 2023, mantendo os valores e distribuição prevista no último Europeu de 2020.
Expetativas elevadas para as receitas do Euro 2024
As previsões da UEFA apontam para que as receitas do evento cheguem aos 2,41 mil milhões de euros. Uma meta histórica em relação aos eventos anteriores, ultrapassado o Euro 2016, em França, que teve 1,92 mil milhões de euros de receitas, segundo as perspetivas do orçamento 2023-24 da UEFA.
De forma geral, o volume de receitas tem vindo a aumentar de campeonato para campeonato, sendo o Euro 2020 (realizado em 2021) a única exceção (1,88 mil milhões de euros), justificada pela UEFA pela combinação do contexto de pandemia de Covid-19 e de ter sido um evento realizado em diferentes países da Europa.
De onde provêm as receitas do Euro 2024? A maioria está relacionada com os direitos da competição (60%) e outros direitos comerciais (24%). Os bilhetes, em si, representam apenas 12%.
Descontando os custos do evento (cerca de 646 milhões de euros), a UEFA prevê, no orçamento de 2023-24, que o lucro do Euro 2024 atinja 1,76 mil milhões de euros, que serão depois distribuídos entre as associações participantes, pagamentos solidários e “contributos para o futebol europeu”.
Os jogadores mais valiosos
A seleção de Inglaterra é já a campeã da Europa no que se refere ao valor de mercado dos jogadores. Jude Bellingham, médio ofensivo de Inglaterra, é o jogador que ocupa o primeiro lugar do ranking da Transfermarkt de jogadores convocados ao Euro 2024 (ainda que, em termos de valor de mercado, esteja empatado com Kylian Mbappé, da seleção francesa, com 180 milhões de euros). Os valores foram consultados no site da Transfermarkt a 7 de junho de 2024.
Em terceiro e quarto lugar na lista dos jogadores mais valiosos voltam a estar dois ingleses: Phil Foden e Bukayo Saka, com avaliações de 150 milhões de euros e 140 milhões de euros, respetivamente.
Na seleção portuguesa, Rafael Leão surge como o jogador com maior valor de mercado para a Transfermarkt (90 milhões de euros). É também o jogador do grupo F com maior valor de mercado estimado. Neste grupo estão também a Geórgia, a Turquia e a Chéquia, além de Portugal.