Albert Einstein apelidou-os de “oitava maravilha do mundo” e, na prática, permitem que o seu dinheiro cresça de forma mais rápida, com menos esforço. Descubra o poder dos juros compostos nos seus investimentos.
Ao contrário dos juros simples, os juros compostos implicam que os ganhos obtidos num determinado investimento sejam adicionados ao capital inicial. Desta forma, poderá obter juros sobre juros, fazendo crescer exponencialmente o seu dinheiro ao longo do tempo, como uma bola de neve. Esta dinâmica é chamada de efeito de capitalização.
Alguns instrumentos financeiros permitem beneficiar do efeito de capitalização de forma automática, como é o caso dos certificados de aforro ou dos fundos de investimento de acumulação. Noutros casos, poderá reinvestir os seus ganhos de forma manual. Seja automático ou manual, o mais importante é que possa beneficiar, efetivamente, do poder dos juros compostos nos seus investimentos.
Leia também: Como investir com os juros compostos?
Na infografia abaixo, mostramos-lhe como poderá ser a evolução do seu património com juros compostos. O gráfico apresenta, a título ilustrativo, a evolução conseguida para alguém que, aos 25 anos, investe regularmente 100 euros todos os meses, beneficiando de uma rentabilidade média anual de 10%. Explore as diferenças entre o total investido e o património total alcançado com a capitalização dos juros.