Pesquisar pela internet nem sempre resulta em preços mais baixos. Estima-se que os viajantes poderiam economizar cerca de 28 milhões de euros por ano com uma simples mudança na forma como reservam as suas estadias, segundo os dados oficiais do IHG relativos a 2017.
Um estudo recentemente divulgado pela IHG Rewards Club, o programa de fidelidade do InterContinental Hotels Group (IHG) mostra que muitos portugueses continuam a perder dinheiro sempre que fazem uma reserva num hotel, seja porque não sabem onde pesquisar o melhor preço ou porque não compreendem bem como funcionam as plataformas online de comparação de preços de alojamentos. Do grupo de inquiridos, 52% apontou o preço como a variável mais importante na hora de escolher um hotel, seguindo-se a localização e os serviços oferecidos. Por isso, não é de estranhar que 87% dos entrevistados afirme que são capazes de perder muito tempo a pesquisar os melhores preços de hotéis na internet e 76% faça essa pesquisa nas plataformas de comparação de preços. Grande parte dos inquiridos (77%) afirma ainda que sente orgulho quando consegue um bom negócio.
Apesar de serem importantes aliados na pesquisa das melhores ofertas no que diz respeito ao alojamento, a verdade é que poucos portugueses sabem que esses comparadores não mostram todas as opções disponíveis nem todos os preços praticados. A maioria dos inquiridos (70%) acredita que os comparadores de preço mostram todas as ofertas e 77% afirma que pararia de utilizar esse tipo de plataforma se soubessem que estariam a pagar um preço superior ao preço de venda praticado quando se entra diretamente em contacto com o hotel.
De acordo com o estudo 16% dos viajantes portugueses mais experientes admitem procurar melhores tarifas entrando em contacto direto com os hotéis preferidos.
Um porta-voz do IHG refere que além de um preço mais baixo, existem outras vantagens ao fazer uma reserva direta, “a reserva direta também oferece benefícios adicionais pelo reconhecimento de fidelidade ou atualizações e a possibilidade de ganhar pontos para estadias gratuitas, além de extras adicionais, como Wi-Fi gratuito, check-in prioritário ou late check-out.”