Foi na manhã desta segunda-feira, durante a apresentação do programa Programa de Estabilidade 2023-2027, que o ministro das Finanças, Fernando Medina, revelou que seriam aprovadas novas medidas de apoio às famílias no combate à inflação.
Em conferência de imprensa, já durante a tarde, o primeiro-ministro António Costa e a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, anunciaram um aumento intercalar de 3,57% das pensões, já a partir de Julho. A atualização é justificada pela evolução positiva da situação económica, em Portugal.
“Somando este aumento intercalar ao já concretizado desde janeiro, ao longo do segundo semestre deste ano, os pensionistas terão a sua pensão atualizada relativamente a dezembro de 2022 ao valor que resulta da lei de bases da Segurança Social”, disse António Costa. Neste sentido, o ministro das Finanças já tinha avisado que as pensões chegariam a 2024 com todo o seu valor base reposto.
A subida anunciada hoje aplica-se a todas as pensões em pagamento com um montante até 12 vezes o valor do IAS (Indexante de Apoios Sociais), que equivale a 5.765 euros. “As pessoas que se reformaram o ano passado também vão ver as suas pensões atualizadas no aumento intercalar“, referiu Ana Mendes Godinho, durante a conferência.