O programa AUTOvoucher entrou em vigor em Novembro de 2021 para atenuar o impacto do aumento de preço dos combustíveis que já se fazia sentir na altura. Esta medida de apoio do Governo aos contribuintes traduzia-se num desconto de dez cêntimos por litro até a um máximo de 50 litros (cinco euros mensais), recebido num sistema de cashback, e foi pensada para durar até Março. A expectativa era de que a tendência de subida de preços fosse temporária, mas isso não se verificou.
O conflito entre a Rússia e a Ucrânia provocou um aumento das cotações do petróleo e uma escalada muito acentuada dos preços dos combustíveis. Os novos valores, que entraram em vigor nesta segunda-feira, 7 de Março, obrigaram o Governo a repensar a medida e a aumentar o AUTOvoucher, durante este mês, para ajudar diretamente os contribuintes.
Para já, o valor do reembolso passou de cinco para 20 euros e não se sabe a medida continuará em vigor em Abril. Explicamos-lhe como pode usufruir deste programa.
Como posso beneficiar do AUTOvoucher?
O programa utiliza a mesma plataforma do IVAucher. De modo a receber os 20 euros, é lá que tem de se inscrever, se ainda não o fez, através do seu número de contribuinte. Depois do registo, a inscrição ficará ativa num período de 48 horas.
Em seguida, só precisa de efetuar uma compra num posto de combustível e fazer o pagamento com um cartão bancário em seu nome. Assim que efetuar o primeiro consumo do mês, recebe automaticamente os 20 euros na conta, num prazo de dois dias úteis. Se já aderiu ao programa, mas não chegou a efetuar nenhuma compra, vai receber o valor total desde Novembro, uma vez que este vai acumulando e transita de um mês para o outro.
Posso usufruir do programa em qualquer bomba?
Para receber este apoio do Estado, precisa de fazer uma compra em postos de combustível que tenham aderido ao programa e que, nesse sentido, deverão estar identificados com um selo “AUTOvoucher” à entrada ou em local visível. Também pode encontrá-los nesta lista.
O que tenho de consumir para receber o dinheiro?
Para receber o dinheiro do AUTOvoucher, só precisa de consumir um dos muitos produtos à venda num posto de abastecimento — não precisa, necessariamente, de abastecer um veículo. A atribuição do desconto não está condicionada ao valor gasto, nem ao produto comprado.
É preciso pedir fatura com número de contribuinte?
Não. Para receber o valor do AUTOvoucher, só precisa de pagar a conta com um cartão bancário em seu nome. A lista de bancos aderentes pode ser consultada aqui.
Já recebi os cinco euros de Março. Ainda posso receber o resto?
Se já fez uma compra num posto de abastecimento, antes de dia 7 de Março, e lhe foram creditados os cinco euros, receberá o valor restante quando voltar a consumir num estabelecimento aderente.