A partir desta quarta-feira, os consumidores que se encontrem registados na plataforma IVAucher passam a poder beneficiar de um desconto mensal de cinco euros para utilizar nas bombas de combustível.
AUTOvoucher foi o nome escolhido para este apoio do Estado, que se traduz num desconto de dez cêntimos por litro até a um máximo de 50 litros. A medida é de natureza transitória e pretende atenuar o impacto do atual contexto de aumento do preço dos combustíveis. Explicamos-lhe como funciona o AUTOvoucher.
Como funciona o AUTOvoucher?
Até março de 2022, os consumidores terão um desconto mensal em combustíveis. O programa funciona em moldes semelhantes aos do IVAucher, mas é ainda mais simples pois não houve nenhum período de acumulação prévia. Os descontos estão ao acesso de todos.
Apesar do apoio ser de dez cêntimos por litro até a um máximo de 50 litros por mês, o valor é depositado na conta bancária dos consumidores, por inteiro. Para o receber, basta fazer um consumo por mês, em bombas de abastecimento. O dinheiro é creditado na conta, posteriormente, num sistema de cashback.
Como posso aderir?
Se já aderiu ao programa IVAucher, não precisa de fazer nada para beneficiar da medida. Caso ainda não se tenha inscrito, saiba como pode fazê-lo aqui.
Onde posso utilizar o desconto?
O AUTOvoucher só pode ser utilizado em bombas de combustível inscritas no programa. Estas deverão estar identificadas com um selo à entrada, mas o melhor é sempre confirmar, perguntando. Também pode consultar a lista de estabelecimentos aderentes aqui.
Só posso gastar o dinheiro em combustível?
Não. Apesar de o objetivo da medida ser mitigar os efeitos da escalada do preço dos combustíveis, estão abrangidos todos os produtos à venda nas bombas de abastecimento.
É preciso pedir fatura com número de contribuinte?
Não. Para receber o benefício na sua conta só precisa de pagar a despesa com o seu cartão bancário. Pode encontrar a lista de bancos aderentes, aqui, no separador “Dúvidas”.
Quando recebo o dinheiro na conta?
Tal como acontece com o saldo do IVAucher, o valor do subsídio é creditado no máximo de dois dias úteis na conta do consumidor.
O que acontece se não utilizar o valor do subsídio?
O valor não utilizado transita para o mês seguinte. Se, por outro lado, em determinado mês, o consumidor não fizer nenhum consumo em bombas de abastecimento de combustível, o valor acumula e pode ser utilizado no futuro.