O Dia Internacional da Família celebra-se a 15 de Maio, por isso, falamos de poupança e da importância de fazer um plano em conjunto. Reunimos algumas ideias para o ajudar a lançar este desafio à sua família!
Definir objetivos e um prazo
Antes de avançar, pare um pouco e reflita em família no objetivo da poupança. Para que é que vão poupar? Todos temos objetivos diferentes sejam eles fazer uma almofada de emergência para uma situação menos boa, pagar um crédito, comprar um carro novo ou até para ir de férias. Seja qual for a razão, esta deve ser definida e clara, caso contrário, muito provavalmente o plano será abandonado ao fim de poucas semanas.
Outro elemento importante a ter em conta é o tempo. Idealmente devem definir objetivos de curto, médio e longo prazo. Para evitar a desmotivação, criem tam bém sub-metas, por exemplo, objetivos a 3 ou a 6 meses.
Envolver os mais novos
Poupar exige esforço, disciplina e por vezes sacrifício em prol de um bem maior. Esta forma de pensar deve ser ensinada às crianças desde cedo pois permite que cresçam mais conscientes e responsáveis acerca do dinheiro, por isso, não as deixe de fora deste projeto.
Fazer um orçamento mensal em conjunto
Analise as voltas que o dinheiro dá e para onde está a ser canalizado. Quais os rendimentos e quais as despesas que todos os elementos da família estão a ter. Ganhe controlo sobre as suas finanças e fomente esta rotina entre a família.
Cortar nos gastos desnecessários
Depois do orçamento mensal concluído, corte nos gastos supérfluos. Opte por fazer mais refeições em casa, incentive os miúdos a levarem os lanches, anule subscrições que já não usa, entre outras despesas que não se revelem esseciais, e que a sua redução ou mesmo eliminação irão permitir aumentar a poupança.
Amealhar uma parte dos ganhos
Esta é uma regra de ouro que deve memorizar para a vida. Se guardar uma parte de tudo o que recebe, mesmo que seja pouco, ao fim de um tempo esse montante pode virar muito. Pense que parte desse dinheiro, por exemplo 10%, é seu. O resto será para pagar a casa, os seguros, a alimentação, entre outras, mas uma parte tem de ficar consigo porque lhe pertence. Deste modo, não espere pelo fim do mês para ver se sobra dinheiro para poupar, pelo contrário, retire a sua parte assim que receber e, já agora, partilhe esta filosofia com os restantes membros da família. Vai ver que o esforço valerá a pena!
Fazer listas de compras
Outra dica é fazer uma lista com as faltas antes de ir ao supermercado e ser disciplinado, trazendo apenas o que nela constar. Se vai às compras com os seus filhos, dê-lhes a tarefa de seguir a lista, o que irá deixá-los mais concentrados no que estiver escrito e menos nos produtos que os rodeiam. Se conseguir, organize as refeições da semana, por exemplo ao domingo, evitando trazer mais do que vai consumir. E não se esqueça de pesquisar as promoções dos supermercados e usar cupões para diminuir a sua fatura.
Evitar o desperdício alimentar
Não deitar comida para o lixo deveria ser um hábito comum em todas as casas, porém, isso nem sempre se verifica. Quando deita comida fora, também está a deitar dinheiro fora, por isso, trabalhe em família para evitar o desperdício alimentar reaproveitando tudo, incluindo os restos de outras refeições.
Acompanhe estas e outras novidades do MoneyLab no Facebook, Instagram, Linkedin e Youtube (subscreva o canal e não se esqueça de ativar as notificações). Pode também subscrever a nossa newsletter através do site do MoneyLab.