
Fonte: Fiscal.ai
A Berkshire Hathaway, o império financeiro criado por Warren Buffett, está a viver um dos seus raros momentos de fraqueza. Desde maio, quando o lendário investidor anunciou que irá deixar o cargo de CEO no final do ano, as ações da empresa caíram cerca de 5%, enquanto o índice S&P 500 subiu mais de 20%. Este contraste sinaliza o possível desaparecimento do chamado “Buffett Premium”, o valor extra que os investidores estavam dispostos a pagar apenas por saberem que Warren Buffett, o “Oráculo de Omaha”, estava ao leme.
Durante décadas, Buffett e o seu parceiro de longa data, Charlie Munger, transformaram a Berkshire num símbolo de sucesso e prudência nos investimentos. A sua filosofia de investir apenas em negócios sólidos, com valor intrínseco real e a preços “justos”, contrasta com a volatilidade e o entusiasmo, por vezes eufórico, dos mercados. Mas com a sucessão iminente nas mãos de Greg Abel, o seu escolhido, os investidores parecem menos dispostos a pagar um “prémio” pelas ações da Berkshire, estando mais virados para a realidade de um mercado dominado pela inteligência artificial e por investimentos de maior risco.
Há também um fator mais técnico a ter em conta, o preço das ações da Berkshire estava em máximos históricos antes do anúncio da saída. O rácio preço/valor contabilístico (price-to-book) atingia 1,7, bem acima da média dos últimos dez anos.
Num mercado onde os investidores têm maior apetite por tecnologia e crescimento acelerado, a Berkshire, com a sua carteira centrada em seguros, energia e empresas industriais, pode soar demasiado conservadora.
Ainda assim, ninguém duvida da solidez financeira da empresa. Com mais de 380 mil milhões de dólares em caixa e dezenas de negócios rentáveis, a Berkshire continuará a gerar enormes quantidades de receita. A grande incógnita é se Greg Abel conseguirá manter a imagem de sucesso que Buffett conquistou ao longo de seis décadas.
Como aconteceu com a Apple após a morte de Steve Jobs, é possível que a história volte a provar que o génio é substituível mas, para já, os investidores preferem esperar para ver.
__________Se quer saber onde estão as melhores oportunidades, participe na Masterclass Online e Gratuita “O Momento de Investir”. Clique aqui e garanta o seu lugar.
