No final do dia de ontem, a EDP Renováveis apresentou resultados mistos, mas com sinais de recuperação. A produção de energia aumentou 14% face ao ano anterior e as receitas subiram 16%, para 2 mil milhões de euros. Ainda assim, o investimento caiu 21%, para 1,8 mil milhões, refletindo uma estratégia mais seletiva e focada nos mercados europeu e norte-americano.
Olhando para o futuro, a EDP traçou um plano ambicioso, investir 12 mil milhões de euros entre 2026 e 2028, dos quais 7,5 mil milhões serão canalizados através da EDP Renováveis. O foco estará em projetos solares, eólicos e de armazenamento de energia, setores onde a empresa espera obter retornos mais elevados. Cerca de 95% deste montante será aplicado em mercados de rating A, com os Estados Unidos a reforçar o seu peso de 50% para 60% no total dos investimentos.
A subsidiária de energias limpas deverá ser o grande motor de crescimento do grupo. A EDP Renováveis prevê duplicar o seu lucro entre 2025 e 2028, passando de 300 milhões para 600 milhões de euros, sustentada sobretudo pelo mercado norte-americano.
A estratégia passa por garantir contratos de longo prazo com gigantes tecnológicas e operadores de centros de dados, num momento em que a procura de eletricidade nos EUA está a disparar.
Apesar dos planos promissores, os resultados mais recentes mostraram uma quebra de 49% no lucro até ao período mais recente, e um nível de endividamento ainda elevado, o que manterá os investidores atentos. Ainda assim, o grupo reforça o seu compromisso de crescer de forma sustentável e mantém-se como uma das principais referências europeias no setor das energias renováveis.
__________Se quer saber onde estão as melhores oportunidades, participe na Masterclass Online e Gratuita “O Momento de Investir”. Clique aqui e garanta o seu lugar.
