Sobra dinheiro no final do mês, mas que destino lhe dar? Por norma, a pergunta requer uma escolha única: ou se gasta o dinheiro, ou se poupa ou se rentabiliza. Mas e se fosse possível fazer tudo ao mesmo tempo, sem esforço adicional? A Trade Republic dá o exemplo.
Esta é a proposta nascida da evolução digital e de serviços do setor financeiro. Em vez de olhar para o consumo como o oposto da poupança e disciplina financeira, surgem agora novos serviços que combinam pagamentos, poupança e investimentos. Tudo mais simples, mais cómodo e num incentivo ao investimento regular.
As vantagens de unir compras, poupança e investimento
Imagine a gestão tradicional de dinheiro de uma família: analisar despesas, fazer um orçamento, transferir dinheiro para a poupança, decidir quanto e onde investir… Cada processo é separado, leva tempo e, no fim de contas, atrasa (e às vezes até serve de barreira) a uma gestão eficiente e a decisões financeiras importantes.
Quando se integra compras, poupança e investimentos numa só plataforma, a rotina financeira é simplificada. Os processos de gestão são mais rápidos, reduz-se o risco de não fazer nada e os hábitos de poupança e investimento tornam-se mais consistentes.
A experiência de comprar, poupar e investir torna-se mais fluída e ajuda aqueles que têm pouco tempo, mas querem rentabilizar o seu dinheiro e aproveitar todas as oportunidades.
Este tipo de novos serviços está a ganhar força, sobretudo entre novas gerações de investidores. Uma das plataformas que melhor põe em prática esta tendência é a da Trade Republic que, numa espécie de “3 em 1”, permite aos investidores:
- Acesso à compra e venda de diversos ativos (enquanto plataforma de negociação)
- Ganhar juros sobre dinheiro não investido
- Receber “saveback” (uma percentagem do valor gasto com o cartão de débito Trade Republic) que vai automaticamente para investimento.
Como funciona o saveback da Trade Republic?
Diferente do cashback tradicional (que permite receber parte do dinheiro gasto em compras), o saveback da Trade Republic está associado ao investimento. Ou seja, ao comprar com o cartão, uma parte é do valor é-lhe devolvida automaticamente para investimentos.
Em vez de acumular pontos ou descontos (que, na prática, serão novos consumos), o saveback é um motor de construção de património. E, por isso, cada compra do dia a dia pode contribuir para o seu futuro financeiro.
Ao utilizar o cartão de débito da Trade Republic (físico ou virtual) para um pagamento, recebe 1% de cashback para um plano de poupança ativo. Os planos de poupança da Trade Republic são, na prática, planos de investimento regulares automáticos (com periodicidade fixa semanal, duas vezes por mês, mensal ou trimestral).
Mas existem alguns aspetos que deve ter em conta:
- Só é possível receber saveback com um plano de poupança ativo (investimentos regulares automáticos). Ou seja, o dinheiro recebido não pode ser usado para investimentos “avulso”, nem resgatado de outra forma.
- Para beneficiar de saveback, deve escolher um plano com investimentos de periodicidade mensal (mínimo: 50€/mês).
- Há um limite ao saveback que se pode receber (atualmente é de 15€/mês).
- Estão elegíveis para saveback compras feitas com o cartão (exclui-se, por exemplo, levantamentos em ATM ou pagamentos de serviços financeiros).
- O montante de saveback é adicionado ao valor pré-definido do plano de poupança.
Os outros lados do “3 em 1” da Trade Republic
Além do saveback, a plataforma distingue-se também pela forma como encara poupança e investimento.
Do lado da poupança, a Trade Republic oferece uma taxa de juro de 2% (TANB) sobre o dinheiro não investido.
Do lado do investimento, a plataforma de investimento foi desenvolvida com a ideia de democratizar o acesso a novos investidores na Europa. Por isso, o leque de ativos disponíveis é alargado, as comissões são muito competitivas e todos os processos são bastante intuitivos.
A união entre tecnologia e finanças pessoais está a abrir caminho para soluções mais inteligentes e automatizadas. O modelo da Trade Republic mostra como o futuro da gestão financeira pode ser mais fluido e alinhado com a vida real: gastar sem culpa, poupar com rentabilidade e investir de forma regular.
Este artigo foi desenvolvido no âmbito de uma parceria entre o MoneyLab e a Trade Republic, a propósito do MoneyLab Summit.
Disclaimer
As informações disponibilizadas nesta página têm caráter meramente informativo e educacional, não constituindo qualquer tipo de recomendação de investimento.
Investir envolve risco. O valor dos investimentos pode aumentar ou diminuir, podendo resultar na devolução de um montante inferior ao capital inicialmente investido. A performance passada de qualquer instrumento financeiro não garante resultados futuros.
É fundamental realizar a sua própria pesquisa antes de investir em qualquer produto financeiro ou utilizar qualquer serviço mencionado.
Para mais informações sobre os termos, condições e comissões associadas aos investimentos através da Trade Republic, consulte esta página.