Já está disponível o calendário do Desafio das 52 Semanas para 2023. Este é um desafio que permite de forma lúdica chegar ao final do ano com uma poupança superior a 1300 euros. Apesar de já existir há muitos anos, ficou popularizado depois da fundadora do MoneyLab, Bárbara Barroso, ter partilhado, em 2016, no seu blog pessoal. Hoje são milhares de pessoas que adotaram esta forma de poupar divertida, inclusivamente envolvendo toda a família na adoção de novos hábitos de poupança. Se nunca fez, e quer entender como funciona, explicamos-lhe a metodologia.
Como funciona?
Há 52 semanas num ano e por cada semana poupa o correspondente a essa semana em euros. Assim sendo, na 1ª semana poupam 1 euro, na 2ª semana poupam 2 euros, e assim consecutivamente até à 52ª semana em que, nessa semana, poupa 52 euros. Tudo somado e, no final do ano, terá colocado de lado 1.378 euros.
Outra das metodologias que pode utilizar é a versão decrescente. Ou seja, na primeira semana poupa 52 euros, na segunda poupo 51 euros e assim consecutivamente. Na última semana (a 52ª) apenas tem de colocar de parte 1 euro. Esta pode ser uma melhor opção para quem pretende aproveitar os subsídios e porque no início do ano a motivação é maior, além de que assim o esforço vai diminuindo e pode custar menos do que ser em crescente.
Há ainda uma outra versão: a bingo. Poupa o valor correspondente à semana que lhe é mais conveninente. Vamos imaginar que na primeira semana consegue poupar 52 euros, então sublinha o valor correspondente. Depois na segunda semana só consegue 2 euros, então sublinha essa linha, na terceira poupa 10 euros, e assim sucessivamente. Não se pode é repetir o valor. Torna-se mais flexível.
Desafio com outros valores
Para quem não consiga fazer com a versão de 1 euro, pode fazer a de 0,50 euros. Assim chega ao final do ano com 689 euros. E também neste caso pode optar pela versão crescente.
Ou também a versão decrescente mas com 0,50 euros.
Há também várias pessoas que optam por fazer em casal. Nessas situações há quem opte por duplicar o valor, ou seja, fazer com a versão de 2 euros.
Há também casais que optam por alternar as semanas, ou seja, numa semana um elemento do casal coloca o dinheiro no “mealheiro do desafio”, na semana seguinte coloca o outro elemento do casal. Assim o esforço é repartido. Também na versão de 2 euros pode optar pelo modelo decrescente.
Seja qual for o modelo de calendário que escolheu para si. Basta guardar uma destas imagens, imprimir o calendário, cortar e colar num mealheiro ou num frasco transparente (por exemplo: aqueles frascos para massa ou arroz), porque assim vê o “dinheiro a crescer”, mantendo a motivação. Depois é só começar a poupar e sublinhar o valor/semana correspondente à poupança. Simples, não é?
Aceita o desafio? Vamos começar a poupar em 2023? Envolva a família, desafie os amigos e partilhe a experiência.