Depois do enorme sucesso das edições anteriores o Instituto Superior de Gestão – Business & Economics School (ISG) recebe a 3ª edição da Academia Financeira. O principal foco desta iniciativa é educação financeira e surge na sequência de uma parceria estabelecida entre o ISG e o MoneyLab
Com o objetivo de reforçar o conhecimento dos alunos e professores das escolas secundárias sobre o seu Projeto educativo, o PROJETO CRIAR SABERES, que resulta da integração de diferentes áreas científicas do ensino secundário e da sua constante adequação aos programas curriculares e à inovação das atividades apresentadas.
Tal como nos anos anteriores, a Academia Financeira está direcionada para os alunos do secundário dos cursos de ciências e tecnologias e ciência socioeconómicas, bem como para os alunos dos cursos profissionais, designadamente, gestão, contabilidade, banca e seguros, comércio e marketing.
As dez sessões terão lugar nas instalações do ISG e terão a duração de 90 minutos.Em cada sessão serão abordados conceitos-chave transversais e depois um tema diferente em cada aula de forma mais desenvolvida. As escolas participantes terão a oportunidade de escolher um dos 10 temas das sessões, consoante o assunto e a data que lhes seja mais conveniente.
Todas as sessões serão ministradas pela especialista em finanças pessoais, e fundadora do MoneyLab, Bárbara Barroso.
A Academia Financeira conta o apoio da Associação Mutualista Montepio como patrocionador principal, a Cityrama como parceiro principal e a Mais Educativa como media partner.
Temas das sessões da 3ª edição
1. A importância do orçamento para o Estado e para as famílias
2. O ciclo do dinheiro numa visão micro e macroeconómica
3. Empreendedorismo: Como criar um negócio de sucesso
4. Bancos, contas e depósitos bancários
5. O que é e para que serve a bolsa de valores
6. Crédito: a dívida boa e a dívida má
7. Economia social e a economia circular
8. A digitalização da economia e dos serviços financeiros
9. O planeamento e a sustentabilidade financeira das famílias
10. Reforma: o impacto do envelhecimento da população na segurança social