A fortuna dos grandes milionários mundiais, com mais de mil milhões de dólares (877,7 milhões de euros), aumentou 20% em 2017.
De acordo com o estudo do UBS e da PwC este foi o maior crescimento de sempre da fortuna que está nas mãos dos milionários. Um valor que corresponde a 1,4 biliões de dólares (1,2 biliões de euros), qualquer coisa como a soma de seis anos do Produto Interno Bruto (PIB) português (para 2018, a projeção é de 202 mil milhões de euros), adianta o jornal Expresso.
O estudo revela que cerca de 70% dos mais ricos do mundo estão relacionados com o sector da tecnologia e 80% das empresas das quais são investidores estão no mercado americano. Em destaque estão os chineses, que concentram 1,12 biliões de dólares (983 mil milhões de euros) do total, cuja riqueza aumentou 39% no ano passado.
Embora o relatório não identifique os países mais ricos do mundo, indica que é na América do Norte que a fortuna média por milionário é maior: 5,1 mil milhões de dólares. Na América do Sul a fortuna média é de 4,5 mil milhões de dólares, e na Europa Ocidental, a riqueza média é de 4,5 mil milhões de dólares. Na china, o valor chega a 3,2 milhões de dólares.
Em Portugal, de acordo com o estudo do Credit Suisse, existem 94 mil milionários (cidadãos com património superior a 1 milhão de euros), abaixo dos 99 mil milionários do ano anterior.
—
⇒ Acompanhe todas as novidades do MoneyLab no Facebook, Instagram, Linkedin e Youtube (subscreva o canal e não se esqueça de ativar as notificações). Pode também subscrever a nossa newsletter através do site do MoneyLab.