Encostar e pagar. Esta é a rotina para milhares de consumidores, em Portugal, ao fazer um compra: encostar o cartão contactless, o telemóvel ou até uma pulseira no terminal de pagamento. Os pagamentos tornaram-se muito mais rápidos e práticos. Mas será que são seguros? Descubra o que está por detrás do contactless e conselhos para aumentar a segurança.
Contactless (ou seja, “sem contacto”) é um conceito do mundo dos pagamentos para as compras feitas apenas por aproximação de um cartão ou dispositivo, sem necessidade de contacto físico. A tecnologia usada é o NFC – Near Field Communication, que permite transferir dados entre o dispositivo de pagamento e o terminal de compras (por norma a uma distância até 4 cm).
O contactless está cada vez mais generalizado. A maioria dos cartões de débito, crédito e pré-pagos (alimentação, por exemplo) já suportam esta tecnologia e o contactless está ativado por default. É também possível ativar o NFC no telemóvel e, com isso, transformar o smartphone num dispositivo de compra. Ou, noutra alternativa, usar diversos dispositivos no mercado que também permitem NFC, como relógios (smartwatches) ou a gama de dispositivos do MB WAY pulse (pulseiras, presilhas, tags e porta-chaves).
Como pagar com contactless?
Em Portugal, é possível pagar com contactless através dos seguintes meios:
- Cartão bancário com contactless ativado
- Por telemóvel, através do serviço MB WAY
- Através da gama MB WAY pulse – dispositivos associados ao MB WAY, com tecnologia NFC, e que podem ser usados como pulseira, porta-chaves ou integrados num relógio ou colar normais.
- Através de gadgets com tecnologia NFC.
É seguro pagar com contactless?
De forma geral, sim. O NFC é uma tecnologia segura, que utiliza criptografia e outros mecanismos de proteção para garantir que as transações financeiras decorrem em segurança.
Ao fazer um pagamento contactless, o comerciante tem sempre de introduzir primeiro o valor de transação no terminal de pagamento. A compra só é feita se o cartão (ou dispositivo) estiver a curta distância do terminal (menos de 4 cm).
Além disso, este tipo de pagamentos tem normalmente associado um montante máximo por transação contactless e um limite diário, para reforço de segurança. Estes limites existem nos pagamentos contactless de cartões, do MB WAY e das carteiras digitais.
“Os pagamentos com tecnologia contactless são convenientes para o utilizador e têm especificações e normas com elevados níveis de segurança, complementadas com sistemas de deteção de fraude efetivos”, afirma Teresa Mesquita, Administradora Executiva e Chief Operations Officer da SIBS, acrescentando que “a SIBS garante a segurança dos pagamentos, tornando Portugal um dos países com menor índice de fraude na Europa, de acordo com Relatório do Banco Central Europeu”.
No caso específico do MB WAY, há uma camada adicional de proteção: a autenticação forte. Antes de qualquer pagamento, terá de fazer a autenticação no telemóvel (com o seu código MB WAY ou identificação biométrica) para proceder à compra. Poderá alterar os montantes máximos de pagamento (definidos por defeito) diretamente na app MB WAY.
Cada pagamento realizado no MB WAY gera uma notificação imediata no telemóvel, para que o utilizador tenha controlo absoluto dos pagamentos feitos.
Conselhos de segurança
Como em qualquer ferramenta digital, a segurança do contactless passa também pelo comportamento de quem a utiliza. Ou seja, as suas boas-práticas vão reforçar que os pagamentos contactless sejam ainda mais seguros.
Estes são alguns conselhos de segurança que lhe deixamos:
- Não partilhe os seus códigos ou dados bancários com ninguém;
- Defina um limite baixo para pagamentos contactless, sempre que possível;
- Mantenha ativados os alertas de transação no MB WAY;
- Evite guardar cartões em apps desconhecidas ou não certificadas;
- Mantenha o seu smartphone atualizado e protegido por código ou identificação biométrica (impressão digital, por exemplo);
- Em caso de perda ou roubo, bloqueie imediatamente o cartão, a app ou o dispositivo;
- Se detetar uma operação não autorizada, contacte imediatamente a entidade emissora do cartão;
- Nunca aceite pedidos de dinheiro sem ter a certeza de que conhece a pessoa que lhe enviou o pedido e que realmente pretende transferir-lhe o valor solicitado;
- Não siga ligações recebidas via correio eletrónico ou SMS;
- Verifique o extrato da sua conta bancária com regularidade.
Continue a usar a tecnologia contactless para pagamentos mais rápidos e em segurança, mas não se esqueça destes cuidados.
Este artigo foi desenvolvido no âmbito de uma parceria entre o MoneyLab e a SIBS.