O MBWay deixou de ser a única forma de transferir dinheiro indicando o número de telemóvel do destinatário. Uma nova funcionalidade vai permitir que, nas transferências bancárias tradicionais, possa indicar, em vez do IBAN, o número de telemóvel do destinatário ou o NIPC de uma empresa.
A partir da próxima segunda-feira, dia 24 de junho, vai ser possível fazer transferências bancárias com o número de telemóvel do destinatário. A funcionalidade chama-se SPIN, foi desenvolvida pelo Banco de Portugal (BdP) e para já são 14 os bancos que vão permitir fazer este tipo de transferências.
De acordo com o BdP, o SPIN foi desenvolvido “para melhorar a experiência do utilizador na realização de transferências a crédito e imediatas”. Com esta funcionalidade, se pretender fazer uma transferência (a crédito ou imediata) para um destinatário individual basta identificar o número de telemóvel do destinatário.
A transferência de dinheiro para entidades também se torna simplificada com o SPIN. Nestes casos, basta indicar o número de identificação de pessoa coletiva (NIPC).
Nesta primeira fase, a funcionalidade está disponível, mas não é de adoção obrigatória pelas instituições de pagamento. A partir de 16 de setembro de 2024, no entanto, terá de ser implementada por todos os prestadores de serviços de pagamento.
O sistema não tem custos adicionais nem para quem faz as transferências, nem para quem recebe.
Como fazer transferências bancárias com o número de telemóvel?
A partir do momento em que o banco implementa o SPIN, a funcionalidade deve ficar disponível quando for fazer uma transferência, em todos os canais habituais (balcão, homebanking ou app). Depois basta decidir se quer usar o identificador habitual (IBAN) ou o número de telemóvel do destinatário.
Tenha em atenção, no entanto, que para receber dinheiro através desta funcionalidade, deverá previamente associar o seu número de telemóvel (ou NIPC, no caso de entidades) ao seu IBAN. Deverá fazer isso junto do seu banco, seguindo os procedimentos indicados pelo mesmo.
Para mais informações, poderá consultar a página de esclarecimento de dúvidas do Banco de Portugal.