Dezembro é, para muitos, o melhor mês do ano. As ruas estão iluminadas, as lojas começam a encher e ouve-se Mariah Carey em todas as estações de rádio. Ao mesmo tempo, é um mês de grandes despesas e, por isso mesmo, requer mais planeamento e organização. Entre refeições para toda a família e prendas para dar, é facil gastar de forma desregrada e há quem pense que não é possível poupar dinheiro no Natal.
É importante que a época seja celebrada com tranquilidade e isso só é possível se não estiver em pânico com quanto lhe vai custar. O MoneyLab ajuda-o a delinear a estratégia perfeita para não arruinar a carteira.
Orçamente o seu Natal
O primeiro passo para conseguir poupar dinheiro no Natal é o planeamento estratégico dos custos. Faça uma estimativa de quanto acha que vai gastar em refeições, pensando em tudo o que quer colocar na mesa. Para as prendas, elabore uma lista com os nomes das pessoas a quem quer oferecer algo e estabeleça um valor, que pode ser total ou por cada uma delas. O que importa é mesmo que se consiga organizar.
Fuja das compras de última hora
As compras nos dias antes do Natal são o pior inimigo da poupança. Deve tratar de tudo o mais cedo possível para que encontre exatamente o que procura, de modo a não ter de recorrer a opções mais caras que vão ficando nas prateleiras. Além disso, os preços podem aumentar mais perto dos dias de festa e a poupança vai por água abaixo.
Compare preços
Comparar preços é algo que se deve fazer sempre antes de qualquer compra, e não apenas na época natalícia. Deste modo, consegue garantir que vai adquirir a melhor oferta no mercado. Pode comparar preços à mão, consultando diferentes folhetos ou sites das lojas, ou recorrer a comparadores online. Perca algum tempo e lembre-se de que esta tarefa é um investimento.
Sempre que puder, compre com dinheiro
Comprar com dinheiro vivo é uma boa forma de não perder a noção de quanto está a gastar. Quando se recorre a um cartão de crédito ou de débito, é muito mais fácil perder a conta aos valores e descontrolar-se entre diferentes compras.
Ao pagar o máximo de despesas possíveis com dinheiro, consegue perceber se está a manter-se fiel ao orçamento que desenhou, de acordo com as suas possibilidades. No mesmo sentido, evite comprar a prestações: deve cingir-se ao que pode pagar.
Fique atento às promoções online
Nesta época é costume haver descontos exclusivamente online e, nesse caso, está dispensado de pagar as compras com dinheiro. Caso queira garantir um desconto ainda maior, pode sempre aproveitar para comprar mais do que uma prenda na mesma loja, para evitar os custos de envio.
Diminua o número de idas às compras
Talvez nunca tenha parado para pensar no dinheiro que se gasta em deslocações para compras de Natal. Entre a preparação da ceia, as refeições dos dias seguintes e os presentes, o depósito tem de estar cheio e a carteira pronta para pagar o estacionamento nas superfícies comerciais. Ao conseguir condensar as idas às compras, estará a poupar. Tente despachar todos os recados no mínimo de vezes possível e evite gastos desnecessários. A tarefa requer planeamento e organização, mas vale a pena.
Recicle as decorações de Natal
Ainda não decorou a casa a rigor? Perfeito. Siga o conselho do MoneyLab e não compre novas decorações este ano. Utilize as de anos passado, mas altere a disposição dos itens, para obter um resultado final diferente. Quanto à árvore, seja original com os enfeites de diferentes cores.
Ilumine a casa de forma inteligente
A época é propícia a gastos até no que toca à fatura de eletricidade. Das iluminações às comidas de forno, há muito por onde pode poupar. Recorra a lâmpadas de baixo consumo, como as LED, e a poupança pode ser superior a 50%.
Use e abuse do amigo secreto
Esta é uma técnica perfeita para conseguir poupar dinheiro no Natal. Segundo a metodologia do amigo secreto, cada pessoa precisa de preocupar apenas com uma prenda. Todos recebem algo e a noite é divertida. Pode fazer o sorteio à moda antiga, escrevendo os nomes todos em papel e colocando-os num saco, ou através da Internet. Há vários sites dedicados a este jogo.
Dê asas à imaginação e faça as prendas em casa
Se pensa que todas as prendas têm de ser compradas, pense novamente. Com um bocadinho de imaginação e tempo, conseguirá ter ideias personalizadas e oferecer prendas artesanais únicas às pessoas de quem mais gosta. Pode fazer um licor caseiro, compotas ou misturas de ingredientes secos para bolos. Se for um ás na costura, aventure-se e faça gorros, cachecóis ou até bolsas para guardar as máscaras.
Ofereça presentes em conjunto
Além do amigo secreto, a nossa sugestão é que se junte a familiares ou amigos para oferecer prendas em conjunto. Assim, o presente até pode ser mais dispendioso, mas estará a poupar porque divide a despesa.
Reaproveite o papel de embrulho
Bem sabemos que abrir as prendas continua a ser um dos momentos altos da época, mas faça-o com alguma cautela e evite rasgar o papel de forma desregrada. Só assim poderá guardá-lo para o reutilizar no ano seguinte.
Se já guardou papéis do passado, utilize-os. Caso contrário, vai mais do que a tempo de começar a tradição, este ano. Por exemplo, se tem em casa sacos de compras que foi fazendo ao longo do ano, faça alguns recortes e embrulhe as prendas que conseguir com eles. Esta é uma excelente forma de ser mais amigo do ambiente enquanto consegue poupar dinheiro no Natal!