As escolas vão voltar a ter cinco dias para analisar o estado dos livros entregues gratuitamente aos alunos do 1ºciclo, no arranque no ano letivo, por parte do Ministério da Educação. Estes deverão ser devolvidos pelos encarregados de educação a partir do dia 22 de Junho.
Segundo a notícia avançada pelo Jornal de Notícias, este ano o número de livros devolvidos triplicou, passando de 250 mil em 2017 para mais de 870 mil este ano. Os diretores das escolas alertam que não dispõem de professores nem funcionários em número suficiente para realizar esta tarefa dentro do prazo proposto, contudo, o Ministério da Educação afirma que haverá flexibilidade.
Este programa de distribuição de livros gratuitos e reutilização foi lançado no ano letivo 2016/2017 pelo Ministério da Educação. O objetivo é fornecer aos alunos do 1ºciclo manuais escolares gratuitos, tendo estes de ser devolvidos no final do ano pelos pais, para que no ano seguinte voltem a ser redistribuídos por mais crianças, à semelhança do que já se faz noutros países europeus.
Muitos dos livros distribuídos o ano passado não foram devolvidos ás escolas, sendo que dos que foram, a maioria não estava em condições de ser reutilizada no ano seguinte.
—
⇒ Acompanhe todas as novidades do MoneyLab no Facebook, Instagram, Linkedin e Youtube (subscreva o canal e não se esqueça de ativar as notificações). Pode também subscrever a nossa newsletter através do site do MoneyLab.