Há cada vez mais famílias a optarem por ter um seguro de saúde, havendo já mais de dois milhões de portugueses que estão protegidos por este tipo de seguros. Para quem esteja a pensar em fazer um deve ter, no entanto, atenção a alguns pontos para conseguir fazer a escolha mais acertada quer financeiramente quer em termos de necessidades de serviços.
Um dos pontos de partida é saber o que procura exactamente. Há muita oferta e deve, por isso, primeiro fazer uma lista de quais os cuidados que não prescinde. Por exemplo, se não está a pensar ter filhos pode deixar de lado coberturas mais caras como as relacionadas com o parto.
As coberturas são também outro ponto a ter em atenção e que varia bastante. Há seguros que dão maior cobertura em consultas e outros na hospitalização. No caso da estomatologia, por exemplo, muitos seguros não têm qualquer cobertura. Por isso, se o dentista é importante para si compare preços de seguros que incluam estomatologia.
Há seguros que têm uma grande rede contratada e oferecem a possibilidade de beneficiar dessa rede pagando um valor fixo ou uma percentagem. Fora dessa rede a cobertura é menor e terá de adiantar o dinheiro e só depois ser reembolsado. Há outros seguros que funcionam apenas por reembolso. Para quem não queira ter de adiantar sempre dinheiro e ficar à espera do reembolso, ainda que possa ser mais vantajoso em termos de desconto, o melhor pode ser aderir a um seguro que tenha uma rede vasta. Por isso, se já tem alguns médicos ou especialistas que o sigam procure saber se têm parcerias com seguradoras e quais os valores.
Tenha ainda atenção aos limites de idade que podem ser impostos, às exclusões de coberturas e saiba ainda que quanto maior a família, menor o preço. As seguradoras fazem descontos para cada membro do agregado que é adicionado.
Deixe também as suas dicas sobre como escolher e poupar com o seguro de saúde.