A descida do preço dos combustíveis desta segunda-feira levou o preço médio da gasolina simples 95 aos níveis registados antes da guerra na Ucrânia. É a primeira vez desde a última semana de Fevereiro que o preço por litro está abaixo dos 1,813 €. Ainda assim, apesar das constantes subidas e descidas, abastecer tem ficado consistentemente mais caro, desde o início do ano.
Se é certo que não há como evitar a variação dos preços, a verdade é que há formas de maximizar a utilização do combustível, enquanto se conduz. A forma como o faz influencia os consumos e existem algumas estratégias que podem ajudar a poupar combustível e que farão a diferença na sua carteira.
Assegurar a correta manutenção do veículo
É muito importante ter a manutenção dos veículos em dia, até mesmo para ajudar a poupar combustível. Sabia que até os filtros de ar entupidos podem conduzir a um aumento dos consumos? Também se deve ter atenção aos níveis de óleo e dos líquidos de refrigeração do motor, sobretudo na época do calor, quando este está em maior esforço. Ainda para a correta manutenção da sua viatura, deverá utilizar sempre os produtos recomendados pelo fabricante (óleo e tipo de combustível, por exemplo).
Verificar a pressão dos pneus frequentemente
Demasiada pressão nos pneus pode levar a um maior esforço do motor e isso significa mais gasto de combustível. O mesmo se verifica quando esta é insuficiente. A mais pequena diferença de pressão pode contribuir para um maior desgaste dos pneus, sinónimo de mais atrito e consumos mais elevados. Se tiver que comprar pneus novos, tome atenção ao nível de eficiência dos mesmos, a nível de combustível.
Ter atenção ao peso que carrega na viatura
Antes de viajar, certifique-se de que o veículo não carrega demasiado peso na bagageira, principalmente quando a carga é desnecessária. Quanto mais pesado estiver, mais combustível se vai gastar durante as deslocações.
Respeitar os limites de velocidade e ter uma condução suave
Além de respeitar os limites de velocidade estabelecidos, uma vez que o aumento da velocidade se traduz em mais gasto de combustível, adote uma condução suave, com pouca variação de velocidade e sem travagens brutas. Ainda durante a condução, mantenha-se atento ao ponteiro das rotações e à caixa de velocidades, se for caso disso.
De resto, se tiver esta funcionalidade, use e abuse do cruise control, principalmente em deslocações mais longas, uma vez que a constância de velocidade vai permitir maximizar a utilização de combustível.
Utilizar sempre o GPS
O GPS ajuda a evitar trânsito, zonas cortadas e obras na estrada, otimizando o caminho que tem de fazer até ao destino pretendido. Ao utilizá-lo, estará sempre a poupar, uma vez que seguirá trajetos mais eficientes e não haverá desperdício de combustível em filas ou voltas desnecessárias.
Usar bem o ar condicionado
É o combustível que dá energia ao ar condicionado e, por isso mesmo, deverá utilizá-lo com moderação, de modo a conseguir poupar. O ideal é manter o ar condicionado uma temperatura amena uma vez que as temperaturas mais baixas obrigam a uma maior potência e mais gasto. Antes de finalizar a viagem, deverá desligar o ar condicionado, deixando somente a ventilação ligada. Moderação é a palavra-chave!
Quando abastecer…
- Sempre que puder, ateste o depósito, de modo a reduzir o número de deslocações à bomba.
- Certifique-se que a tampa do depósito fica sempre bem fechada para evitar que o combustível evapore.