No período de regresso às aulas que agora se aproxima são muitas as famílias que têm de aumentar os seus gastos. Entre manuais, livros, canetas, etc, o valor a gastar acaba por assumir uma parcela relevante do orçamento. Há várias maneiras para conseguir poupar no regresso às aulas, e uma das rubricas a ter atenção são os impostos, por isso, não se esqueça de pedir fatura de tudo.
– Entram para as despesas de educação todos os gastos que apresentem IVA reduzido (6%) ou estejam isentos de IVA. Ora, isso significa que as borrachas, canetas, mochilas e outros materiais escolares não entram como despesas de educação. A não ser que sejam adquiridos na escola, e como entram na fatura da escola, conseguem ser deduzidos como despesa de educação.
– Os manuais escolares são das poucas despesas dedutíveis em IRS. Podem deduzir-se até 30% do valor com manuais até ao limite de 800 euros.
– As proprinas das universidades, assim como as mensalidades dos colégios também são dedutíveis em 30% até 800 euros.
– As compras e despesas de realizadas nos hipermercados podem ser dedutíveis como despesa de educação. No entanto, convém pedir fatura à parte. Por exemplo, se comprar um livro de exercícios e quiser que ele entre no IRS peça fatura à parte.
– As refeições escolares, sobretudo as realizadas em escolas públicas, não entram para as despesas de educação de IRS.