Famílias

O nível de educação financeira, em Portugal, continua a ser muito baixo e apesar dos esforços feitos por várias entidades, ainda há um longo caminho a percorrer.

De acordo os últimos resultados do Inquérito à Literacia Financeira da População Portuguesa, 89,5% dos inquiridos não sabe ou respondeu erradamente sobre o que é a Euribor (a taxa de juro interbancária que serve de base para o cálculo das prestações de vários empréstimos bancários), e 78,6% não sabe ou respondeu mal sobre o que é o ‘spread’ (taxa que os bancos somam à taxa de mercado e que representa a sua margem de lucro).

Em termos de produtos financeiros, 89,9% dos portugueses não tem nem nunca teve investimentos mobiliários (que são ações, obrigações, fundos de investimento, etc). E 41% da população revela que não faz qualquer tipo de poupança. Estes são apenas alguns dados que demonstram não só a iliteracia financeira das famílias, como as dificuldades que muitas revelam em equilibrar as suas finanças pessoais.

A formação em educação financeira é uma condição essencial para que as famílias encontrem o equilíbrio financeiro. Consumidores mais informadores são consumidores mais conscientes.

No MoneyLab dispomos de vários programas dirigidos às famílias e organizamos palestras e eventos abertos ao público em geral. Poderá consultar a agenda para ficar a par do calendário de eventos.

Para saber mais sobre a nossa oferta formativa pode entrar em contacto connosco.