Quem somos

O MoneyLab conta com uma equipa de especialistas em educação financeira.

Bárbara Barroso – Fundadora do projeto “MoneyLab”

Bárbara Barroso é comentadora de economia com experiência em imprensa, televisão e rádio. É especialista em educação financeira há mais de 10 anos e fundadora do projeto de literacia financeira MoneyLab.

Licenciada em Ciências da Comunicação e da Cultura, tem formação na área de banca, através do Instituto de Formação Bancária (IFB). Frequentou ainda o curso de consultoria financeira pessoal (Certified Financial Planner – CFP), pela Universidade de Boston, e conta uma Certificação Profissional de Coaching.

Ao longo dos últimos anos tem dado vários workshops sobre finanças pessoais, investimentos e orçamentos familiares, sendo formadora certificada com o Certificado de Competências Pedagógicas de Formador (ex-CAP). Além disso, dá aulas de jornalismo económico.

Foi responsável pela formação em várias instituições e entidades que compõem a Rede de Apoio ao Consumidor Endividado que, por sua vez, fazem parte do Plano Nacional de Formação Financeira, promovido pelo Banco de Portugal em conjunto com a Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões e Comissão do Mercado de Valores Mobiliários. Tem ainda formação em Consultoria de Imagem, Luxury Brand Management, Marketing Digital e Social Media Management.

Trabalha no Jornal Económico e, como jornalista passou pelas redações do Dinheiro Vivo, Diário de Notícias e Jornal de Notícias como especialista no setor financeiro. Foi ainda coordenadora de economia do jornal i e redatora de finanças do Diário Económico, onde desenvolveu o suplemento de finanças pessoais deste jornal. Colaborou com o Observador e coma revista Exame.

Já lançou três livros sobre finanças pessoais: “19 Passos para Sobreviver à Crise” e o segundo, “Tempos Complicados, Soluções Simples – Saiba Como gerir Melhor o Seu Dinheiro” e a Agenda da Poupança 2017.

Bárbara Barroso já teve também uma rubrica diária sobre poupança na rádio e foi comentadora de bolsa na TSF. Atualmente tem um blog e continua a ser presença habitual em programas de televisão como comentadora de assuntos económicos e de poupança.