Quem somos

O MoneyLab conta com uma equipa de especialistas em educação financeira.

Bárbara Barroso – Fundadora do “MoneyLab”

Eleita a Nº1 na área da Educação Financeira e Finanças Pessoais, Bárbara Barroso foi considerada pelo Canal História, em 2019, uma das 20 personalidades que mais marcaram a história de Portugal e a maior referência #1 na área das Finanças! Especialista em finanças pessoais e fundadora do laboratório de literacia financeira MoneyLab, Bárbara Barroso é consultora e palestrante internacional, além de comentadora de economia com experiência em imprensa, televisão e rádio.

Com uma vasta experiência na área da literacia financeira, não só a nível nacional como internacional, Bárbara Barroso foi responsável pela formação de várias entidades que fazem parte da Rede de Apoio ao Consumidor Endividado, no âmbito do Plano Nacional de Formação Financeira, promovido pelo Banco de Portugal em conjunto com a Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (antigo Instituto de Seguros de Portugal) e Comissão do Mercado de Valores Mobiliários.

Licenciada em Ciências da Comunicação, Bárbara Barroso tem formação na área de banca, através do Instituto de Formação Bancária, frequentou a certificação em consultoria financeira pessoal (Certified Financial Planner – CFP), na Universidade de Boston, e tem Certificação Profissional de Coaching.

Ao longo dos últimos anos tem dado vários workshops sobre finanças pessoais, investimentos e orçamentos familiares, sendo formadora certificada com o Certificado de Competências Pedagógicas de Formador (ex-CAP) e membro da Financial Planning Association. Além disso, dá aulas de jornalismo económico e digital.

Tem ainda formação em Consultoria de Imagem, Luxury Brand Management, Marketing Digital e Social Media Management.

Como jornalista e editora, trabalhou no Jornal Económico, no Dinheiro Vivo, Diário de Notícias e Jornal de Notícias. Foi ainda coordenadora de economia do jornal i e redatora do Diário Económico. Colaborou ainda com o Jornal Eco, Observador e com a revista Exame.  Teve uma rubrica diária sobre poupança na rádio e foi comentadora de bolsa na TSF.

Hoje em dia mantém ainda um blog onde aborda vários temas numa ótica de ‘smart choices’ e já lançou quatro obras de finanças pessoais. Mantém-se como presença habitual em vários canais de televisão.