MoneyLab

O MoneyLab é um projecto de educação e literacia financeira dirigido a toda a população. Das crianças aos adultos, no MoneyLab procuramos contribuir para o aumento da educação financeira das famílias.

O projecto foi criado com o objectivo de formar cidadãos mais responsáveis e conscientes das suas escolhas e actos a nível financeiro. Cada compra que fazemos, cada decisão que tomamos que envolva dinheiro tem um impacto na nossa vida que, muitas vezes, vai além da vertente financeira.

Apesar da população estar mais sensível aos temas relacionados com as suas finanças pessoais, falar de dinheiro ainda é um tabu para muitas famílias. Muitas pessoas perante situações de dificuldades financeiras ainda sentem algum desconforto em falar e pedir ajuda.

Segundo o último inquérito de literacia financeira, promovido pelo Banco de Portugal, 60% dos portugueses não sabe o que é um ‘spread’; 81% não sabe como é formada a Euribor; 68% atribuiu uma classificação de risco errada aos depósitos a prazo; 92% não compara produtos bancários quando quer investir o seu dinheiro; 78% das pessoas que têm pagamento parcial do cartão de crédito não sabe quais os encargos associados. Estes são apenas alguns exemplos e demonstram como é cada vez mais urgente promover a educação financeira da população.

No MoneyLab pretendemos transmitir os conhecimentos e dar as ferramentas necessárias para que consiga gerir melhor as suas finanças pessoais, para que possa traçar o início da sua independência financeira.

Além dos temas de gestão do orçamento e poupança, temos programas também destinados a investidores de todos os perfis (conservador, moderado ou arrojado) e níveis de conhecimento (iniciante, intermediário e avançado).

Acreditamos que a chave do sucesso está na educação financeira.

Aprenda a controlar o seu dinheiro e não deixe que o dinheiro o controle a si.

Seja bem vindo ao MoneyLab!